Defensoria orienta famílias sobre o direito à escola pública próxima de casa

Até o momento, a Defensoria já emitiu mais de 30 ofícios para as secretarias de educação do estado e de Macapá.

Por Caroline Mesquita
24 Fev de 2025, 1 mês atrás
Defensoria orienta famílias sobre o direito à escola pública próxima de casa

 

Com o início do ano letivo na rede pública de ensino, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) tem atendido, diariamente, pais e responsáveis que enfrentam dificuldades para transferir a matrícula escolar de seus filhos para escolas mais próximas de suas residências. A instituição orienta sobre como proceder nesses casos e destaca a importância do "direito à escola pública perto de casa", assegurado por leis federais.

A defensora pública Larissa Jobim, coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente de Macapá, explica que o primeiro passo é tentar resolver a situação diretamente com a escola e com a Secretaria de Educação responsável. Ou seja, se a escola for municipal, a família deve procurar a Secretaria Municipal de Educação e, se for estadual, deve buscar a Secretaria de Estado da Educação. Caso não seja possível resolver o problema, a orientação é procurar a Defensoria Pública.

"Alguns pais não conseguiram vagas próximas de casa pela chamada escolar online e matricularam os filhos nas escolas disponíveis, enquanto outros enfrentam mudanças de endereço. A principal dificuldade é o transporte e os custos financeiros, que, aliados à distância, prejudicam a frequência escolar e afetam a rotina familiar", explicou a defensora.

Até o momento, a Defensoria já emitiu mais de 30 ofícios para as secretarias de educação do estado e de Macapá. 

"Em geral, quando os pais procuram a Defensoria, é porque já tentaram resolver a situação diretamente com a escola e a secretaria de educação, mas não obtiveram sucesso. Nesses casos, buscamos solucionar a questão de maneira extrajudicial. Se não recebermos uma resposta ou se a resposta for negativa, então recorremos ao Poder Judiciário para assegurar os direitos das crianças e adolescentes", afirmou.

Legislação – O direito à educação é garantido pela Constituição Federal, que estabelece ser dever do Estado, da sociedade e da família o assegurar com prioridade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) reforça a obrigatoriedade do acesso à educação, enquanto o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura o direito de crianças e adolescentes à escola pública gratuita, preferencialmente próxima de sua residência, uma vez que a localização acessível das escolas é essencial para garantir a frequência escolar regular.