Defensoria + Perto inicia agenda de 2024 com palestra sobre Abandono Afetivo para acadêmicos da UNIFAP

A defensora pública, Victoria Nunes, esteve à frente do debate.

Por Ingra Tadaiesky
27 Fev de 2024, 2 meses atrás
Defensoria + Perto inicia agenda de 2024 com palestra sobre Abandono Afetivo para acadêmicos da UNIFAP

 

Na manhã desta terça-feira, 27, o projeto Defensoria + Perto, da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), realizou a primeira palestra do ano abordando o tema "Abandono Afetivo". A palestra, ministrada pela defensora pública Victoria Nunes, foi para os acadêmicos de Direito da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) como parte da disciplina Prática Jurídica 2.

O abandono afetivo, em termos jurídicos, refere-se à negligência emocional por parte de um dos pais, ou de ambos, em relação ao filho. Isso pode incluir a ausência de afeto, atenção, cuidado e suporte emocional necessários para o desenvolvimento saudável da criança. Esse abandono pode resultar em ações legais que busquem a reparação pelos danos emocionais causados.

Por ser uma temática muito comum no dia a dia jurídico, principalmente na área de Família, a defensora ressaltou a importância dos estudantes terem acesso a este debate desde a formação.

“Hoje estamos colaborando tanto para a construção do conhecimento na universidade, como para instigar reflexões dos alunos acerca desse tema que pode apresentar eventuais controvérsias. É uma forma de pensar como tal abordagem poderia enriquecer a prática jurídica”, explicou Victória.

Francisca é acadêmica do 6º semestre de direito e atualmente estagia na área de Família. Para ela, a palestra foi uma grande contribuição para sua formação.

“Ter essa palestra e poder debater sobre abandono afetivo é muito importante para a minha formação profissional, pois é uma questão que me chama muita atenção, um tema bem importante de ser ressaltado”, disse Francisca.

A proximidade da Defensoria com os estudantes de Direito enriquece a formação acadêmica e também promove uma maior conscientização sobre questões sociais e legais relevantes para a prática jurídica futura.