Defensoria + Perto: investigação defensiva foi tema em primeira palestra do projeto

O evento ocorreu na faculdade Estácio Macapá na última segunda-feira, 27.

Por Jeanne Maciel
28 Fev de 2023, um ano atrás
Defensoria + Perto: investigação defensiva foi tema em primeira palestra do projeto

 

Com objetivo de se aproximar da comunidade acadêmica, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), através da Escola Superior (ESUDPE), levou a primeira palestra do projeto Defensoria + Perto para os alunos de Direito da faculdade Estácio Macapá nesta segunda-feira, 27.

Ampliando uma temática considerada nova no processo penal brasileiro, a defensora pública Adegmar Loiola falou sobre os procedimentos da investigação defensiva.

“Se o Ministério Público tem essa competência para investigar, por outro lado, a defesa também tem esse direito. Hoje o procedimento que a gente teria para fazer essa investigação defensiva seria estabelecer o objetivo que se pretende com esse processo e determinar quais seriam as provas a serem produzidas”, explicou a defensora pública durante a aula ministrada.

Helen Trindade, que cursa o 5º semestre de Direito e assistiu a palestra, disse que tem acompanhado os cursos ofertados pela Defensoria Pública. “É importante termos esse direcionamento para um tema ainda novo”, comentou.

“Desde a primeira palestra que vi me apaixonei pela instituição, é um trabalho que precisamos conhecer. A informação que eles têm trazido para nós é muito relevante”, pontuou a estudante.

Segundo o diretor da ESUDPE, Roberto Coutinho, a finalidade do projeto Defensoria + Perto é “levar a Defensoria Pública para dentro das faculdades e trazer os acadêmicos, futuramente, para dentro da instituição”, disse durante a abertura da aula.

O ciclo de ações do Defensoria + Perto continua ao longo do mês de março. As inscrições ficam sob a responsabilidade das coordenações de cada instituição e a lista de pessoas cadastradas é repassada posteriormente à Defensoria Pública do Amapá.


Confira a agenda:
 
 
✒️ Tema: Carreiras Jurídicas
 Ministrante: Isabelle Mesquita de Araújo
 Data: 1º de março (quarta-feira)
 Hora: 18h30
 Local:  Faculdade Anhanguera de Macapá (FAMA)
 
 
✒️ Tema: Tutelas no Processo Cível
 Ministrante: Marcela Ramos Fardim
 Data: 06 de março (segunda-feira)
 Hora: 19h
 Local: Faculdade Estácio Amapá (FAMAP)
 
 
✒️ Tema: As garantias processuais e o direito penal juvenil - limites na aplicação das medidas socioeducativas
 Ministrante: Camila Batista Gonçalves
 Data: 15 de março (quarta-feira)
 Hora: 18h30
 Local: Faculdade Estácio Amapá (FAMAP)