Defensoria + Perto promove palestra sobre teorias e práticas de medidas socioeducativas

Evento ocorreu na última quarta-feira, 15.

Por Jeanne Maciel
16 Mar de 2023, um ano atrás
Defensoria + Perto promove palestra sobre teorias e práticas de medidas socioeducativas

 

O projeto Defensoria + Perto realizou, na última quarta-feira, 15, mais uma etapa do ciclo de palestras. Promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (ESUDPE), o projeto, desta vez, levou para a Faculdade Estácio Amapá (FAMAP) o tema “As garantias processuais e o direito penal juvenil - limites na aplicação das medidas socioeducativas”, ministrado pela defensora pública Camila Batista.

Para a acadêmica Néia Pinheiro, que está no primeiro semestre e participou das duas palestras realizadas na faculdade, a ação foi fundamental para dar direcionamento aos alunos.

“É um ponto muito positivo. E esse tema em específico é de grande importância para a sociedade”, expressou a estudante.

“Temos uma dificuldade de compreender esses adolescentes, então a palestra veio para agregar para o conhecimento dos futuros profissionais da área do Direito para que a gente consiga abordar esses temas perante a comunidade através de políticas públicas”, afirmou a acadêmica.


Segundo a defensora pública e ministrante da palestra, Camila Batista, o objetivo, além de discutir as teorias e práticas do direito socioeducativo, foi levar para os alunos uma visão empática.

“Tentamos motivá-los não apenas no caminho da Defensoria Pública, mas também ampliar esse conhecimento sobre as medidas socioeducativas”, expressou a defensora pública.

“Antes de entrar no tema especificamente, trouxe as possíveis razões e teorias sobre o que leva uma pessoa, um adolescente, a cometer algum tipo de crime. Trazer uma certa empatia para aquele universo, que muitas vezes eles não conhecem, de adolescentes que passam por muita vulnerabilidade social e financeira”, pontuou Camila.

Durante a abertura do evento, o diretor da ESUDPE, Roberto Coutinho, afirmou que o Defensoria + Perto pretende mostrar a visão da Defensoria Pública do Direito.

“Nossa visão é um pouco diferente das outras carreira jurídicas mais tradicionais. Nós somos voltados para o individuo e para o atendimento que nós fazemos. Somos a porta de entrada das comunidades, nossa visão é muito mais social e humanitária”, expressou Roberto.