Defensoria Pública acompanha comitiva em visita às áreas atingidas por enchente em Laranjal do Jari

Objetivo é acompanhar e fiscalizar as medidas que estão sendo tomadas.

Por Rafael Guerra; Jeanne Maciel
26 Abr de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública acompanha comitiva em visita às áreas atingidas por enchente em Laranjal do Jari

Na última segunda-feira, 25, a Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) esteve no município de Laranjal do Jari com a comitiva liderada pelo senador Lucas Barreto e a deputada federal Aline Gurgel, acompanhados pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento e a secretária Nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia.  

O objetivo é entender e fiscalizar as medidas que estão sendo tomadas na região que sofre pela alta do Rio Jari. Para se ter uma ideia, no dia em que a comitiva esteve no local o rio atingiu 2,98 metros, 87 centímetros acima da metragem considerada de emergência, a maior já registrada na região. 

Segundo defensor público-geral, José Rodrigues, o que se viu foi uma situação caótica. Com alta desde março, mais de 4 mil famílias já foram afetadas só em Laranjal do Jari. Em Vitória do Jari, município vizinho, também atingido, passa de 8 mil pessoas afetadas em sete bairros e 41 comunidades na Zona Rural.  

“A Defensoria Pública estará vigilante observando as medidas que estão sendo tomadas e as medidas prometidas pelo Poder Público em prol da população”, disse José Rodrigues.  

Também estavam na comitiva os deputados federais Marcivânia Flexa, Leda Sadala e Acácio Favacho; os deputados estaduais Diogo Sênior e Alliny Serrão; e os prefeitos Márcio Serrão e Ary Duarte.