Defensoria Pública acompanha o retorno às aulas da rede municipal de Macapá

Das quatro escolas visitadas, nenhuma teve aula. As aulas estão ocorrendo no modelo híbrido, que alterna aulas on-line e presenciais.

Por Rafael Guerra
04 Mai de 2021, 3 anos atrás
Defensoria Pública acompanha o retorno às aulas da rede municipal de Macapá

Na última segunda-feira, 3, o Núcleo Especializado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Naeca) da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) visitou algumas escolas municipais para acompanhar o retorno gradual das aulas em Macapá.

As aulas iniciaram apenas para alunos do 5º ano do ensino fundamental, no modelo híbrido, que alterna aulas on-line e presenciais.

As defensoras públicas Ana Cândida Oliveira e Rebeca Ramos, identificaram que a Secretaria de Educação de Macapá está dando autonomia para as escolas definirem a maneira mais segura de retornar às aulas. Das quatro escolas municipais visitadas, apenas a Escola Municipal Maria José S. Ferreira, no bairro Araxá, estava com a equipe pedagógica trabalhando para ajustar os últimos detalhes para receber os aulos.

“Vimos que foi um retorno tímido. No caso da escola do Araxá, eles estão aguardando recursos para comprar alguns equipamentos que estão faltando para garantir o retorno seguro”, explicou Ramos.

O objetivo da DPE-AP nesse acompanhamento é conhecer as medidas que o município de Macapá está adotando para evitar a propagação da Covid-19 nesse retorno às aulas na pandemia e ver de perto como o ensino básico tem sido ofertado à população mais vulnerável do Estado.