Defensoria Pública atende demandas em Terra Indígena do Parque do Tumucumaque

Ação foi promovida pela Funai. DPE-AP registrou 72 atendimentos cíveis.

Por Jeanne Maciel
08 Jun de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública atende demandas em Terra Indígena do Parque do Tumucumaque

 

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) esteve em uma das Terras Indígenas (TI) do Parque do Tumucumaque para ação de documentação e previdência promovida pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Foram realizados 72 atendimentos, além de inspeção na escola e no posto de saúde da localidade.   

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque abrange duas terras indígenas. A localidade é de difícil acesso, com o percurso sendo feito apenas por avião, que possui um alto custo: uma viagem de duas horas e meia ultrapassa a faixa dos 10 mil reais.    

Para as famílias da região é inviável se deslocar até a capital Macapá para resolver questões básicas, como a retirada de documentos.   

Segundo a defensora pública Júlia Lordelo, do Núcleo Cível de Macapá, foi essencial que a Defensoria Pública, assim como os demais parceiros, fosse até o local.   

“Eles estão com pouco ou nenhum acesso a direitos e a serviços públicos essenciais. Muitos não têm RG, CPF ou certidão de nascimento”, comentou Júlia.   

O defensor público Márcio Peixoto, que também esteve na ação, explicou que dos 72 atendimentos abrangendo diversas situações, se destacaram “principalmente registro tardio e demandas de saúde".  

“Pelo que nos foi relatado, é a primeira vez que a Defensoria Pública vai até o Parque do Tumucumaque, então havia muita demanda represada”, relatou o defensor público.   

Conforme relatado pela Funai, mais de 100 pessoas de 15 aldeias da região da Missão Tiriyós foram atendidas pela Defensoria Pública do Amapá, Receita Federal e SuperFácil.