Defensoria Pública atende indígenas da Etnia Wajãpi em ação itinerante

Ações relacionadas à saúde foram as mais solicitadas.

Por Jeanne Maciel
21 Ago de 2023, 9 meses atrás
Defensoria Pública atende indígenas da Etnia Wajãpi em ação itinerante

 

A terra de coloração avermelhada parece estar alinhada com o povo de vestes tradicionais da mesma cor. Ao redor, a floresta abraça quem está presente, um abraço tão caloroso que chega a sensação térmica de 41º. Assim é a impressão de estar no Território Indígena Wajãpi, onde a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) atendeu, pela segunda vez, a Aldeia Aramirã. 


A ação ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto. É no polo central que se concentram as principais atividades da região. Aramirã faz parte da lista de 117 aldeias da região extensa, de mais de 600 hectares, onde é o lar de 1.840 indígenas. 


Demandas relacionadas à saúde foram as mais atendidas pela Defensoria Pública. Um dos casos foi de Jucenir Wajãpi, uma criança de apenas 4 anos, que possui epilepsia e outras comorbidades.


As defensoras públicas Silvia Pittigliani e Helena Romero percorreram mais 12 quilômetros, da Aldeia Aramirã até a Aldeia Jacaré, para entender o caso. 


“Percebemos que a criança não anda e precisa ficar o tempo todo com a mãe. Vamos ajuizar uma ação para que os órgãos responsáveis forneçam as consultas médicas, os medicamentos necessários e façam uma perícia para que ela possa receber o benefício de prestação continuada”, explicou Silvia Pittigliani. 


A família de Jucenir morava na Aldeia Ytuwasu, onde só se chega de voadeira. Foi quando o pai da criança faleceu que tudo ficou mais difícil. Sozinha e com dois filhos, a mãe de Jucenir foi ajudada por parentes.  


Sawera Wajãpi, da Aldeia Jacaré, acabou se tornando a responsável pelos três e trouxe a família para o local onde reside para poder ajudar a cuidar das crianças. 


“Eu ouvi pelo rádio que o pai deles morreu. Ela tá sofrendo muito, por isso eu trouxe ela para cá, para poder ajudar”, explicou. 


Cerca de 15 famílias foram atendidas nos dois dias. Os atendimentos integraram a ação “Cidadania e Inclusão Wajãpi” do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP).