Defensoria Pública atende internos do Iapen em mutirão de serviços jurídicos

Ação ocorreu de 8h às 12h e de 13h às 17h, no presídio masculino.

Por Laura Machado
24 Out de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública atende internos do Iapen em mutirão de serviços jurídicos

 

O público masculino do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) recebeu atendimento jurídico gratuito na sexta-feira, 21, durante o mutirão realizado pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP). A ação aconteceu em dois turnos: de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Foram atendidos casos de internos relacionados aos Núcleos Criminal, Cível, Execução Penal e Direito da Família, além de orientação jurídica especializada.

Os internos foram selecionados de acordo com a demanda pelos serviços. Ao todo, foram atendidos 350 homens privados de liberdade.

“Estamos fechando o ciclo de comprometimento da Defensoria Pública do Amapá de atender todos os internos do sistema penitenciário do estado neste ano. Todos os processos são analisados minuciosamente pelos defensores responsáveis por cada um desses núcleos, além do acompanhamento ordinário desses processos”, explicou o coordenador do Núcleo Criminal de Macapá, Jefferson Teodosio.

Os mutirões da DPE-AP nas penitenciárias ocorrem frequentemente para auxiliar no andamento de situações jurídicas atrasadas ou com algum tipo de pendência.

“Além da análise processual criminal e de execução penal, também foram verificadas situações envolvendo os Núcleos Cível e de Família. Nosso papel é avaliar essas demandas, a maioria delas, relacionadas a prisões provisórias e remições de pena”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Execução Penal, Elane Dantas.