Defensoria Pública atende população em situação de rua

Em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá, DPE-AP participou da programação do Pop Rua Jud.

Por Ingra Tadaiesky
22 Nov de 2024, 5 meses atrás
Defensoria Pública atende população em situação de rua

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) atendeu a população em situação de rua no Centro de Solução de Conflitos e Cidadania da Zona Norte (Cejusc Norte). A atuação fez parte da programação do Pop Rua Jud, um programa do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que tem como objetivo resgatar a dignidade dessa população.

Com atendimentos e orientações jurídicas, a Defensoria garantiu que pessoas ultra vulneráveis tivessem a possibilidade de acessar seus direitos de forma digna. 

“Eu vim procurar uma força, uma ajuda. Roubaram todos os meus documentos e eu não consigo receber meus benefícios. Com meus documentos vou poder dar um novo rumo pra minha vida”, disse assistido em situação de rua que deu entrada ao pedido de segunda via de Certidão de Nascimento na ação. 

Para Tirza Abbin, defensora pública, a participação da DPE-AP é essencial para o trabalho com pessoas em situação de rua. 

“A Defensoria Pública tem por função institucional atuar em prol dos vulneráveis, ela deve ser a voz dessas pessoas. Tanto no sentido de atuar na proteção de direitos, como no sentido de educar sobre esses direitos, para que essas pessoas saibam quais os direitos têm e como reivindicá-los. Então a participação da DPE é de suma importância para fortalecer esses grupos”, afirmou Tirza. 

A programação também contou com a inauguração do Magazine Pop Rua Jud Amapá, um local estruturado como uma miniloja para oferecer artigos do vestuário em geral para pessoas em situação de rua. Além disso, a Justiça Federal realizou atendimentos e foram distribuídos kits de higiene e dignidade menstrual pelo Governo do Estado do Amapá.