Defensoria Pública atenderá mais de 800 pessoas em mutirão no IAPEN

Ainda nesta manhã, um interno recebeu seu alvará de soltura.

Por Jeanne Maciel
02 Mai de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública atenderá mais de 800 pessoas em mutirão no IAPEN

 

O primeiro dia do mutirão da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) nesta segunda-feira, 2, atendeu centenas de internos que estão cumprindo pena definitiva e medida provisória. Troca de cela, remissão, saída temporária, atendimentos médicos não realizados e liberdade provisória são algumas das demandas atendidas.

Ainda nesta manhã, um interno recebeu seu alvará de soltura. “Ele tinha uma progressão para o regime aberto que já havia sido concedida pelo juiz desde o dia 18 de abril, mas por um erro processual ainda não havia sido comunicado ao IAPEN”, disse a defensora pública Mariana Santos, que atendeu o apenado.

“Identificamos o erro e solicitamos o alvará de soltura, que já foi expedido e agora aguardamos o cumprimento do IAPEN”, relatou Mariana.

Segundo a defensora pública Elane Dantas, coordenadora do Núcleo de Execução Penal, o objetivo do mutirão é dar vazão as demandas reprimidas pela pandemia e para dar celeridade ao atendimento, a ação foi organizada em duplas.

“Nosso plano é fazer a assistência jurídica e o peticionamento juntos, enquanto um atende o outro já faz a minuta para não ficar engavetado”, explicou.

São realizados cerca de 18 atendimentos simultâneos pelos Núcleos Criminal e Execução Penal de Macapá e dos Núcleos Regionais de Amapá, Calçoene e Porto Grande. Todos os internos que não têm advogados constituídos serão atendidos.

A ação faz parte da programação do "Maio Verde", mês dedicado à Defensoria Pública. O mutirão continua na próxima terça-feira, 3, das 8h às 17h.