Defensoria Pública aumenta em 36% o número de atendimentos no primeiro trimestre

Em 2024, os números de atendimentos e orientações cresceram de 37.687 para 51.258 se comparados aos meses de janeiro, fevereiro e março do ano passado.

Por Caroline Mesquita
23 Abr de 2024, 8 meses atrás
Defensoria Pública aumenta em 36% o número de atendimentos no primeiro trimestre

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) iniciou 2024 com uma grande conquista: o aumento dos atendimentos. Se entre janeiro e março de 2023 a instituição registrou 37.687, no mesmo período deste ano o número saltou para 51.258, representando um crescimento de 36%. Os dados são do relatório “Análise Comparativa dos Resultados Quantitativos da Defensoria - 1º trimestre 2023/2024”, produzido pela Corregedoria Geral da instituição.

Os dados reforçam a viabilidade da meta para este ano, que é ultrapassar os 200 mil atendimentos, considerando que 2023 fechou com o atual recorde, de 183 mil. Comemorando o resultado, o corregedor-geral da DPE-AP, Eduardo dos Anjos, lembrou que o crescimento atingiu vários indicadores.

“A instituição cresceu 31% em sua produtividade geral neste primeiro trimestre, tanto em atendimentos e orientações, quanto em petições iniciais, ofícios, manifestações, audiências judiciais, recursos, júris, entre outros”, destacou dos Anjos.

Iniciando o ano com as sedes entregues em todo o estado, novos defensores, condições de trabalho favoráveis e ações constantes de aproximação da população, o defensor público-geral, José Rodrigues, avalia que a Defensoria está caminhando no rumo certo.

“São dados consideráveis, porque no início do ano temos muitos feriados e, mesmo assim, conseguimos aumentar toda nossa produtividade e atendimentos. Estamos no caminho da nossa meta, que é alcançar a população mais vulnerável e garantir o acesso aos seus direitos essenciais”, finalizou o gestor.