Defensoria Pública capacita membros para atuação no interior

Curso de “Atuação Estratégica e Media Training” acontecerá até o dia 14 de março.

Por Ingra Tadaiesky
12 Mar de 2024, 2 meses atrás
Defensoria Pública capacita membros para atuação no interior

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), através da Escola Superior da Defensoria Pública (ESUDPE), deu início na segunda-feira, 11, ao curso "Atuação Estratégica e Media Training" destinado aos membros da instituição lotados no interior. A programação acontecerá ao longo desta semana e encerrará na quinta-feira, 14.

O objetivo é promover uma compreensão aprofundada sobre as políticas institucionais para uma atuação estratégica. Além disso, a capacitação também tem como foco aprimorar as suas habilidades de comunicação e interação com a mídia.

No primeiro dia, os defensores públicos Ricardo Carvalho e Guilherme Amaral abriram o evento com palestras que abordaram a atuação extrajudicial e comunicação entre instituições.

“Enquanto agentes políticos que somos como defensores públicos, precisamos ter a atuação fora dos gabinetes, para assim conhecer de perto a realidade de cada localidade e saber quais as atuações que precisamos fazer e cada especificidade dos nossos assistidos”, disse Ricardo.

Para Jefferson Teodósio, defensor público e diretor da ESUDPE, a capacitação representa uma oportunidade para aperfeiçoar técnicas de atuação extrajudicial. É também um momento de partilha de experiências e conhecimentos entre os últimos membros empossados e os mais experientes na instituição.

“Quando nós estudamos para entrar para a carreira de defensor público, decoramos leis e artigos, mas na prática, na hora de implementar uma atuação estratégica extrajudicial nos deparamos com um grande mundo desconhecido e nada melhor do que o intercâmbio com pessoas que já fazem essa atuação com excelência”, explicou Jefferson.

O curso capacita os membros para realizar atuações estratégicas e a comunicação é peça fundamental para o fortalecimento da imagem da instituição. Para abordar os aspectos sobre a comunicação e imagem institucional, quem falou foi o coordenador de Comunicação da DPE-AP, Rafael Guerra.

“Cada defensor é um porta-voz. Ter defensores formados e entendendo o que é a Defensoria e como se portar para representaá-la fortalece tanto a carreira como a própria instituição. Desde a criação da comunicação da DPE-AP, ela sempre foi tratada como um setor estratégico e o reflexo disso pode ser visto no quanto a Defensoria cresceu, tanto para a população, que é quem mais precisa, quanto em relação a outros órgãos públicos”, disse Rafael.

O curso de “Atuação Estratégica e Media Training” conta ainda com as palestras das defensoras públicas Adegmar Loiola e Elena Rocha, assim como a jornalista Débora Diniz que apresentará teorias e práticas de Media Training. Ao fortalecer a comunicação e promover o compartilhamento de experiências entre os defensores, a Defensoria demonstra o constante compromisso em buscar a excelência em seu trabalho e reforça a sua imagem junto à comunidade, ampliando sua capacidade de defesa dos direitos dos assistidos.