Defensoria Pública capacita servidores para aperfeiçoar Processos Administrativos

Curso teve como foco as noções introdutórias de Direito Administrativo com ênfase em Processo Administrativo

Por Caroline Mesquita
06 Ago de 2024, 4 meses atrás
Defensoria Pública capacita servidores para aperfeiçoar Processos Administrativos

 

A Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá (ESUDPE) concluiu na última sexta-feira, 2, o curso de Introdução ao Processo Administrativo. A capacitação destinada aos servidores dos gabinetes da Corregedoria-Geral, Defensoria Pública-Geral e Subdefensoria Pública-Geral teve como foco as noções introdutórias de Direito Administrativo com ênfase em Processo Administrativo.

O curso foi ministrado pelo corregedor-geral da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Eduardo Pereira dos Anjos, em cinco encontros. Ao longo da atividade, foram abordados vários temas que envolvem o Processo Administrativo, como conceitos, princípios, finalidade, extinção, instruções, prazos, bem como os procedimentos internos da DPE-AP.

Anjos destaca que o aperfeiçoamento dos servidores é fundamental para a busca da eficiência do serviço público uma vez que melhora a tramitação dos processos administrativos dentro da Defensoria Pública e como quase todos esses processos iniciam ou tramitam nos gabinetes da Corregedoria-Geral, Defensoria Pública-Geral e Subdefensoria-Geral, é importante relembrar conceitos e saber especificamente o que as resoluções internas preveem sobre os procedimentos.

“Nosso objetivo é aperfeiçoar o processo administrativo, desde a sua proposição, instauração e sua finalização, evitando qualquer tipo de prejuízo tanto para a instituição quanto para a pessoa interessada. Os processos administrativos, principalmente disciplinares, têm carga valorativa muito grande. Por isso é preciso ter muita responsabilidade na sua condução”, pontuou o palestrante.