Defensoria Pública consegue habeas corpus para mãe de criança de sete meses

Ela teve o regime aberto revogado e estava presa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

Por Jeanne Maciel
23 Jun de 2023, 11 meses atrás
Defensoria Pública consegue habeas corpus para mãe de criança de sete meses

 

A maternidade solo sobrecarrega emocionalmente e fisicamente uma mãe, e, além disso, gera inúmeros desafios sociais para a vida daquela pessoa. Na última quinta-feira, 22, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) obteve um habeas corpus para uma assistida mãe solo, que está em em fase de amamentação do filho de sete meses. Ela teve o regime aberto revogado e estava presa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

A apenada não tinha amparo para o cuidado da criança e, desde que o filho nasceu, acabou deixando de comparecer ao juízo mensalmente para justificar suas atividades. Por este motivo, foi determinada a regressão do regime para o semiaberto e expediu-se o mandado de prisão.

Segundo o defensor público Sidney Gavazza, que atuou no caso, somente na audiência de custódia verificou-se que ela era mãe. De imediato, foi pedido que a assistida fosse colocada em uma área que disponibilizasse a possibilidade de amamentação.

“Entrei com habeas corpus para solicitar a medida de prisão domiciliar pela prioridade absoluta da criança. Nos lares de mães solo, é comum não ter um amparo para o cuidado da criança, desse modo, o descumprimento não se deu por conta da sentenciada, mas pelas circunstâncias alheias à sua vontade”, explicou o defensor público.

O pedido foi atendido pelo juízo e a assistida cumprirá a pena em prisão domiciliar.