Defensoria Pública consegue habeas corpus para mãe de criança de sete meses

Ela teve o regime aberto revogado e estava presa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

Por Jeanne Maciel
23 Jun de 2023, 2 anos atrás
Defensoria Pública consegue habeas corpus para mãe de criança de sete meses

 

A maternidade solo sobrecarrega emocionalmente e fisicamente uma mãe, e, além disso, gera inúmeros desafios sociais para a vida daquela pessoa. Na última quinta-feira, 22, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) obteve um habeas corpus para uma assistida mãe solo, que está em em fase de amamentação do filho de sete meses. Ela teve o regime aberto revogado e estava presa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN).

A apenada não tinha amparo para o cuidado da criança e, desde que o filho nasceu, acabou deixando de comparecer ao juízo mensalmente para justificar suas atividades. Por este motivo, foi determinada a regressão do regime para o semiaberto e expediu-se o mandado de prisão.

Segundo o defensor público Sidney Gavazza, que atuou no caso, somente na audiência de custódia verificou-se que ela era mãe. De imediato, foi pedido que a assistida fosse colocada em uma área que disponibilizasse a possibilidade de amamentação.

“Entrei com habeas corpus para solicitar a medida de prisão domiciliar pela prioridade absoluta da criança. Nos lares de mães solo, é comum não ter um amparo para o cuidado da criança, desse modo, o descumprimento não se deu por conta da sentenciada, mas pelas circunstâncias alheias à sua vontade”, explicou o defensor público.

O pedido foi atendido pelo juízo e a assistida cumprirá a pena em prisão domiciliar.