Defensoria Pública do Amapá promove conscientização sobre câncer de mama durante o Outubro Rosa

Instituição desenvolveu um adesivo com o passo a passo para a realização do autoexame.

Por Rafael Guerra
23 Out de 2024, 4 semanas atrás
Defensoria Pública do Amapá promove conscientização sobre câncer de mama durante o Outubro Rosa

 

Ao longo do mês de outubro, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) intensifica sua campanha de conscientização sobre o câncer de mama, com foco nas assistidas e servidoras da instituição. A iniciativa faz parte do movimento Outubro Rosa, que é mundialmente reconhecido pela conscientização e prevenção ao câncer de mama.

O objetivo é promover a saúde e incentivar o autocuidado. Para isso, a DPE-AP desenvolveu materiais gráficos informativos, incluindo panfletos que abordam os principais sinais de alerta e as formas de prevenção, além de um adesivo com o passo a passo para a realização do autoexame. A sugestão é que o adesivo seja colado no espelho do banheiro, incentivando as mulheres a realizarem o toque de forma regular, durante o ano todo, e não apenas no mês de outubro.

A defensora pública Marcela Fardim, que coordena o Núcleo de Proteção e Defesa das Mulheres da DPE-AP, está à frente da campanha. Com a equipe multidisciplinar do Núcleo, as servidoras da recepção foram capacitadas para que abordem todas as assistidas que procurarem a instituição ao longo desse mês. Além disso, o material informativo foi distribuído para todas as sedes da Defensoria no interior, garantindo que a mensagem de conscientização chegue a todo o estado.

“Nas abordagens, além da entrega do material, temos indicado os locais da rede pública de saúde para realização da mamografia e outros procedimentos preventivos. Nossa ação tem sido bem completa para garantir a saúde das nossas assistidas”, explicou Marcela, que também lembrou do papel fundamental da DPE-AP nas atuações administrativas e judiciais nos casos em que o câncer já foi diagnosticado, mas o tratamento não foi iniciado.

Nunca ignore esses sinais

Entre os sinais que podem indicar a presença de câncer de mama, é fundamental que as mulheres fiquem atentas a:

- Caroços na mama ou nas axilas;
- Mudanças no tamanho ou formato da mama;
- Alterações na pele da mama, como vermelhidão ou retrações;
- Secreções anormais pelo mamilo, especialmente se forem de cor clara ou com sangue;
- Dor persistente em uma das mamas ou axilas.

A melhor forma de prevenir o câncer de mama é a detecção precoce. Além do autoexame, que deve ser feito regularmente, é importante realizar exames de mamografia periodicamente, especialmente após os 40 anos, conforme orientação médica. Manter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e evitar o consumo de álcool e cigarro, também são ações preventivas importantes.