Defensoria Pública do Amapá tem 100% de aprovação no desempenho de transferências da União

12 indicadores são avaliados. DPE-AP tem o melhor resultado do país.

Por Rafael Guerra
30 Jun de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública do Amapá tem 100% de aprovação no desempenho de transferências da União

 

Eficiência, governança aprimorada e a política pública entregue ao cidadão. Foi com essa perspectiva que a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) conquistou a melhor posição do país no ranking de desempenho de transferências da União, com 100% de aprovação.

Segundo Regina Lemos, diretora do Departamento de Transferências da União no Ministério da Economia, esse resultado foi alcançado graças a celeridade da DPE-AP na execução dos projetos.

“A gente quer sempre que os recursos cheguem rápido para o cidadão. Quando isso é mais lento, implica em alteração de preço, atraso e coisas inacabadas. A dedicação da Defensoria do Amapá na execução dos projetos, com eficiência e celeridade, é um modelo a ser seguido”, destacou Regina.

Um dos exemplos é a Carreta de atendimentos da Defensoria Pública, que foi destaque no segundo dia do VII Fórum Nacional das Transferências da União, em Brasília, na manhã de quarta-feira, 29.

Durante a palestra do General Ubiratan Poty, o diretor do Programa Calha Norte lembrou que para o projeto da Carreta foram apenas 175 dias do início ao fim dos trâmites. Tempo recorde.


“Além de ter sido o primeiro convênio firmado entre o Calha Norte e uma Defensoria Pública, foi o mais rápido. Começamos em dezembro e em abril a Carreta já estava sendo inaugurada e servindo à população. A prestação de contas iniciou em maio e já finalizou em junho sem ressalvas”, explicou Poty.

O defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, atribui o resultado a dedicação e competência dos servidores da DPE-AP, que entendem que o resultado vai ser sentido pela população que mais precisa, com o acesso à justiça garantido.

“É inimaginável que uma instituição tão jovem se torne referência dentro de um assunto tão complexo quanto esse. Estamos trabalhando para conquistar confiança e acessar ainda mais recursos que possibilitem o fortalecimento da Defensoria Pública do Amapá”, finalizou José.