Defensoria Pública do Amapá ultrapassa os 200 mil atendimentos em 2024

Número representa 27% da população do estado.

Por Ingra Tadaiesky
27 Nov de 2024, 5 meses atrás
Defensoria Pública do Amapá ultrapassa os 200 mil atendimentos em 2024

 

Faltando um mês para acabar 2024 a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) superou a meta estabelecida e alcançou o marco de 206 mil atendimentos entre janeiro e 25 de novembro deste ano. Esse número equivale a 27% da população de todo o estado e demonstra a essencialidade dos serviços prestados pela instituição.

Precisando regularizar a guarda da filha de 11 anos, Oséas dos Santos é uma dessas pessoas que descobriu que o serviço da DPE-AP tem a qualidade e respeito que o cidadão merece. O autônomo iniciou o atendimento numa sexta-feira e, na terça seguinte, sua demanda já havia sido resolvida.

“Foi um atendimento muito bom, desde o agendamento, a conversação, tudo foi rápido e bem amigável. Bem profissional mesmo, em menos de uma semana tudo já estava resolvido. Estou muito feliz”, comemorou o assistido.

Quem também comemora é o defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, que ao fechar 2023 com 183 mil atendimentos, estabeleceu uma meta considerada ambiciosa para 2024: alcançar os 200 mil. Atingir esse marco evidencia a indispensabilidade dos serviços prestados pela Defensoria, que tem no grande volume de atendimentos o reflexo direto da necessidade da população de solucionar suas demandas.

Para chegar a esse número, foi preciso executar um planejamento responsável, que iniciou ainda em 2019, na posse dos primeiros defensores de carreira e teve um marco histórico em 2023, quando a DPE-AP se tornou a primeira Defensoria do Brasil a estar presente em todas as comarcas, completando sua jornada de estruturação.

Iniciar 2024 com todas as sedes em funcionamento, um quadro de 56 defensores públicos, equipe técnica competente e qualificada e estrutura física e tecnológica à disposição, permitiu que a Defensoria Pública do Amapá viva esse novo momento com o fortalecimento de seus serviços.

“Nós conseguimos fazer o que para muitas pessoas era considerado impossível. Provamos que além de possível, tem como fazer com qualidade. Os números são consequência direta da nossa estruturação, que nos permite atender os cidadãos de Oiapoque ao Jari, sem filas, sem demora, com a melhor qualidade possível”, declarou o DPG.

José enfatizou ainda que a resposta da Defensoria a cada demanda é o que deve ser comemorado, pois ela garante o acesso aos direitos de uma parcela significativa da população que, sem essa atuação, não conseguiria buscá-los.


ATENDIMENTOS

O Núcleo de Família de Macapá é o que mais recebe demandas em toda a Defensoria. Dos 206 mil atendimentos, 56.570 foram feitos pelo Núcleo. Lauro Miyasato, defensor público, explicou sobre a atuação da DPE-AP nesta pauta.

"O Núcleo de Família pode ser considerado o coração da Defensoria Pública, não só pela quantidade de atendimentos realizados diariamente, mas também pela complexidade e relevância dos temas que são tratados. Esses temas envolvem questões muito sensíveis, que afetam diretamente a vida de muitas famílias no estado, como guarda de filhos, adoção, entre outros. Às vezes, podemos pensar que nossa atuação seja apenas um pequeno gesto, mas ela tem um grande impacto na vida de muitas pessoas, ajudando a resolver problemas que são fundamentais para o bem-estar das famílias", declarou Lauro.