Defensoria Pública encerra calendário de mutirões de 2024 com ação no Curiaú

42 pessoas foram atendidas.

Por Jeanne Maciel
25 Nov de 2024, 5 meses atrás
Defensoria Pública encerra calendário de mutirões de 2024 com ação no Curiaú

 

Neste sábado, 23, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) encerrou o calendário de mutirões de 2024 com uma ação no Quilombo do Curiaú. 42 pessoas foram atendidas na Carreta da instituição, que estacionou em frente a Escola Municipal Joanna Santos da Silva.

Uma dessas pessoas foi Alan Nascimento, ele procurou os serviços da DPE-AP em busca da 2ª via da sua Certidão de Nascimento e para regularizar um débito com a concessionária de energia elétrica.

“Conhecia o trabalho da Defensoria, mas nunca tinha ido procurar, com essa ação aqui tive a oportunidade. Foi um atendimento completo, fui muito bem recebido”, disse o assistido.

Alan faz parte das centenas de pessoas que buscaram seus direitos nos mutirões da Defensoria Pública este ano. Foram 52 ações e quase 3 mil atendimentos realizados pela instituição, que tem buscado estar cada vez próxima dos seus assistidos.

Nos mutirões, são ofertados todos os atendimentos jurídicos que a Defensoria Pública atende no dia a dia, sempre de forma gratuita.

Entre os serviços mais procurados, estão a emissão de 1ª e 2ª via de Certidão de Nascimento, orientação de processos, guarda, divórcio, anulação e renegociação de débitos de contas de água e luz, pensão alimentícia e outros.

Para o defensor público-geral, José Rodrigues, os mutirões da Carreta são instrumentos rápidos e de democratização de acesso à justiça.

“É uma das iniciativas mais eficazes para ampliar o alcance da atuação da Defensoria Pública, pois estamos também nas comunidades ofertando os serviços para o nosso público-alvo, que são as pessoas em situação de vulnerabilidade”, finalizou o DPG.