Defensoria Pública faz ação gratuita para retificação de documentos de pessoas trans

4º edição do projeto “Reconhecer é Parte de Ser”, dia 29 de janeiro, realizará emissão de RG e retificação de nome e gênero para pessoas transexuais.

Por Ingra Tadaiesky
21 Jan de 2025, 18 hrs atrás
Defensoria Pública faz ação gratuita para retificação de documentos de pessoas trans

 

Em janeiro, mês dedicado à visibilidade de pessoas transexuais e travestis, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) celebra a resistência e o orgulho dessa comunidade com a 4ª edição do projeto "Reconhecer é Parte de Ser", que assegura o direito de serem reconhecidas em seus documentos oficiais conforme sua identidade de gênero.

Esse ano, o evento vai contar com a parceria da ONG Pró-Vida e acontecerá no dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, às 15h na Sede Administrativa da DPE-AP, localizada na Rua Eliezer Levy, 1157.

O projeto proporciona para pessoas trans a retificação gratuita do prenome e gênero na Certidão de Nascimento e a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional.

Na última edição, em 2024, dos 22 atendimentos feitos, mais de 80% tiveram sucesso e já estão com os novos documentos em mãos.

Elena Rocha, coordenadora do Núcleo Cível de Macapá, destacou que a Defensoria é um espaço voltado ao acolhimento e à garantia dos direitos jurídicos e sociais da comunidade transexual do Amapá. Ela ressaltou ainda que o projeto representa o momento de maior proximidade, mas que o serviço é oferecido ao longo de todo o ano.

“A expectativa é aumentar o número de atendimentos e que a comunidade trans consiga reconhecer na Defensoria uma instituição de confiança, de que esses processos vão andar e que elas consigam ao final ter, de fato, a formalidade daquilo que elas já são”, afirmou Elena.

Para iniciar o processo de retificação de prenome e gênero na Certidão de Nascimento, é necessário apresentar alguns documentos pessoais e certidões. Nesse contexto, a Defensoria se coloca à disposição para auxiliar aqueles que enfrentarem dificuldades na emissão das certidões. Caso alguém precise de apoio ou tenha dúvidas sobre o processo, pode se dirigir ao Anexo II da instituição, na Avenida Procópio Rola, 500, onde a equipe estará pronta para prestar a orientação necessária.

Para dar entrada no processo de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional é necessário os seguintes documentos em forma física:
Certidão de Nascimento legível
Comprovante de endereço

Para a retificação da Certidão de Nascimento, é necessário comparecer ao evento com os seguintes documentos:
Pessoais
- Certidão de nascimento atualizada;
- Certidão de casamento atualizada (apenas para pessoas casadas);
- RG e CPF;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de endereço.


Certidões
- Certidão de Protestos - Emissão em CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Macapá (Rua Tiradentes, 468 – Centro)
- Certidões Civil e Criminal da Justiça Estadual - Emissão em  http://tucujuris.tjap.jus.br/
- Certidões Civil e Criminal da Justiça Federal - Emissão em https://sistemas.trf1.jus.br/certidao/#/solicitacao
- Certidão de Quitação Eleitoral - Emissão em  https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
- Certidão da Polícia Federal - Emissão em https://antecedentes.dpf.gov.br/antecedentes-criminais/certidao
- Certidão da Justiça do Trabalho - Emissão em https://cndt-certidao.tst.jus.br/inicio.faces
-Certidão de Crimes Eleitorais - Emissão em https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-crimes-eleitorais
- Certidão SPC/SERASA - Deve ser solicitada pessoalmente e há cobrança taxa - Rua Tiradentes, 468 – Central
*Caso você não tenha condições para arcar com os custos, a certidão pode ser solicitada no processo.