Defensoria Pública fortalece ação do TCE na Comunidade, em Tartarugalzinho

Projeto do Tribunal de Contas do Estado do Amapá conta este ano com mais de 40 instituições colaboradoras.

Por Caroline Mesquita
25 Out de 2024, 5 dias atrás
Defensoria Pública fortalece ação do TCE na Comunidade, em Tartarugalzinho

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) está, desde quinta-feira, 24, até este sábado, 26, oferecendo atendimentos e serviços jurídicos em sua carreta no município de Tartarugalzinho. A ação faz parte da 7ª edição do projeto TCE na Comunidade, projeto do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) que conta este ano com mais de 40 instituições colaboradoras.

A carreta da DPE-AP está estacionada em frente a Escola Estadual Alzira Lima de Lima Santos. O serralheiro Moysaniel Moraes aproveitou o início da ação para pedir a 2ª via de sua Certidão de Nascimento, enquanto a costureira Ricarda Matos buscou informações sobre como solicitar pensão alimentícia para sua filha. “Nunca fui atrás, mas agora acho necessário para ajudar a comprar as coisas dela”, resumiu a mãe.

A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Tartarugalzinho. O presidente do TCE-AP, conselheiro Regildo Salomão, destacou que o órgão atua na fiscalização dos recursos públicos, analisando e julgando as prestações de contas. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse papel e promover a cidadania por meio do acesso a serviços e informações.

“O projeto leva à comunidade atendimento em diversas áreas, incluindo saúde, capacitações, jurídico, entre outros. São mais de 40 instituições que nos apoiam nesse grande evento. Esse é o momento de levar a cidadania, fazendo com que a população receba uma atenção especial e melhorando a condição de vida da comunidade”, considerou o presidente do TCE-AP.

O defensor público-geral, José Rodrigues, a subdefensora pública-geral, Adegmar Loiola, o defensor público coordenador do Núcleo do município, José Norat e o defensor público Sidney Gavazza participaram da cerimônia de abertura. Durante o evento, Rodrigues ressaltou a importância do papel da Defensoria na 7ª edição do TCE na Comunidade.

“Temos aqui uma oportunidade de ampliar o acesso à justiça e promover direitos fundamentais. Este evento é um verdadeiro exemplo de cidadania em ação, reunindo diversos órgãos para atender a comunidade de Tartarugalzinho”, pontuou o gestor.

O prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, agradeceu por terem escolhido o município para realizarem a ação. “Temos a movimentação do comércio e todos esses serviços para a nossa população. O evento mostra que o papel do TCE não é só fiscalizar e punir, mas também de orientar e ter olhar sensível com a comunidade”.

Durante a cerimônia foi anunciado que o TCE na Comunidade do próximo ano será realizado no município de Calçoene.