Defensoria Pública inaugura sede de Porto Grande

Este é o oitavo prédio entregue desde março de 2022.

Por Jeanne Maciel
03 Fev de 2023, um ano atrás
Defensoria Pública inaugura sede de Porto Grande

 

Com um espaço amplo para melhor atender os assistidos, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) entregou, nesta sexta-feira, 3, mais uma sede para a população. Desta vez, Porto Grande recebeu o prédio construído com técnica modular.

Durante a inauguração o defensor público-geral, José Rodrigues, enfatizou que a Defensoria é mais que assistência jurídica.

"A Defensoria tem a missão de proteger e implementar os direitos humanos, hoje ela é uma política de transformação social", ressaltou.

José também disse estar muito feliz com a entrega da nova sede. "A Defensoria Pública está de portas abertas para a população", expressou.

O governador Clécio Luis também esteve presente na cerimônia de inauguração. Na oportunidade, ele falou sobre dar continuidade ao trabalho da Defensoria Pública.

“A Defensoria Pública é um daqueles exemplos que está no topo do que vem dando certo. Vamos trabalhar para manter esse patamar e alavancar ainda mais”, expressou o governador.

Para o defensor público Ricardo Carvalho, coordenador do Núcleo de Porto Grande, a nova sede firma o compromisso de "melhorar o acesso à justiça e aos direitos da população de Porto Grande através da Defensoria Pública", pontuou.

Além das autoridades presentes, os moradores de Porto Grande também foram prestigiar o prédio que será a nova porta de entrada para buscar seus direitos.

Um delas foi Elianade Flexa, 56, a mazaganense mora em Porto Grande há 4 anos e já conhece bem o local. O marido de Elianade, que é assistido da Defensoria Pública, trabalhou na obra do prédio entregue à população.

"A população aqui é muito carente, então a gente precisa muito da Defensoria. Vai ser muito bom para todos”, expressou.

Durante a cerimônia, também foi entregue um carro funcional para atividade fim do Núcleo. O Renault Sandero faz parte da frota de veículos adquiridos no final de 2022.

Estiveram presentes o defensor público-geral, José Rodrigues e a subdefensora pública-geral, Elena Rocha; o coordenador do Núcleo de Porto Grande, Ricardo Carvalho; a defensora pública Adegmar Loiola e os defensores público Rodrigo Saraiva, Sidney Gavazza e Igor Giusti; o governador do estado do Amapá, Clecio Luis e o vice-governador, Teles Junior; o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa; a juíza da Vara Única de Porto Grande, Marcela Peixoto; entre outras autoridades.


Núcleo Regional de Porto Grande

A 112,2 km da capital Macapá, Porto Grande é o quinto município mais populoso do Amapá, com 22.927 habitantes estimados.

Segundo dados do IBGE de 2020, apenas 1.995 pessoas ocupam trabalhos formais e cerca de 44,9% da população vive com rendimento mensal per capita de até meio salário mínimo.

Assim como outros municípios do Amapá, grande parte da população é público alvo da Defensoria Pública. Atualmente, de 4.293 tramitados na Vara Única de Porto Grande, 1.146 são da DPE-AP, cerca de 26%.

Este é o oitavo prédio inagurado desde março de 2022. O projeto padronizado custou R$ 887.975,21, de recursos oriundos da própria Defensoria Pública.

A sede possui recepção com brinquedoteca, 4 salas para atendimentos, 1 sala de arquivos, 1 sala de reunião, 1 suíte para o defensor público lotado no Núcleo, 1 copa e 2 banheiros sociais.

O Núcleo Regional de Porto Grande fica localizado na Avenida Mario Cruz, nº 451, bairro central.