Defensoria Pública inaugura sedes nos municípios de Amapá e Calçoene

Entregas das sedes faz parte do projeto de fortalecimento da DPE-AP.

Por Jeanne Maciel
22 Mar de 2022, 3 anos atrás
Defensoria Pública inaugura sedes nos municípios de Amapá e Calçoene

 

Na segunda-feira, 21, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) deu continuidade ao projeto de fortalecimento da instituição com a inauguração duas novas sedes no interior do estado, em Amapá e Calçoene.

Os municípios, que têm a história cruzada pela descoberta das minas de ouro em regiões próximas, possuem outras semelhanças, como a taxa elevada de pessoas em trabalhos informais e hipossuficientes.

Para a defensora pública Adegmar Loiola, que coordena os dois Núcleos Regionais, é uma grande satisfação ter uma Defensoria Pública completamente interiorizada e estar entregando as sedes físicas para uma região com muitas pessoas que residirem em locais afastados e estão excluídas digitalmente, por falta acesso à tecnologia.

“Teremos um atendimento mais humanizado e que dará um maior amparo, porque nosso serviço é mais que assistência jurídica, também perpassa pelo acolhimento, entender a necessidade das pessoas”, finalizou.

Para o defensor público-geral, Diogo Grunho, a conclusão dos dois Núcleos Regionais foi ainda mais simbólica. Diogo encerra um ciclo valoroso como DPG na próxima sexta-feira, 25.

Emocionado, o DPG disse que as inaugurações "fazem parte de um projeto iniciado em 2019 com a posse dos primeiros 40 defensores públicos". E que a DPE-AP começou pequena, mas "com muito esforço e parcerias conseguimos avançar", concluiu.

Interiorização da DPE-AP

Apesar de ser a Defensoria Pública mais nova do país, a DPE-AP possui defensores públicos em todas as comarcas do estado. Neste mês de março a instituição deu início as entregas das sedes próprias pelo interior do Amapá, primeiramente em Oiapoque e agora nos municípios de Amapá e Calçoene.

Definindo como um "dia histórico", o defensor público José Rodrigues, eleito o próximo DPG, afirmou que a entrega das sedes é um compromisso com os assistidos.

"Desde a implantação da Defensoria Pública do Amapá como órgão independente, a nossa instituição segue sendo estruturada e fazendo história", declarou José.

Durante as inaugurações, o governador do estado, Waldez Góes, mencionou sobre o processo de independência da instituição e disse que se sente orgulhoso. “Esse é um serviço indispensável”, disse.

“Quem ganha com o fortalecimento da Defensoria Pública são os cidadãos de todos os cantos deste estado, que terão mais acesso às políticas públicas garantidas constitucionalmente”, pontuou o governador em seu discurso.


O senador Davi Alcolumbre também destacou a importância da Defensoria Pública para a população menos favorecida.

“Tenho certeza que o papel que a Defensoria Pública exerce é um dos mais valiosos no sistema judiciário brasileiro, porque é ela que chega naquela pessoa que não tem condições de arcar com os custos de um processo”, disse o senador.

Também estiveram presentes nas inaugurações o defensor público, presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Amapá (Adepap), Ricardo Carvalho; os prefeitos de Amapá, Carlos Sampaio e Calçoene, Reinaldo Barros; a vereadora e presidente da Câmara de Amapá, Kelley Lobato e o vereador e presidente da Câmara de Calçoene, Wesley da Silva, entre outros.

Sobre as sedes

As obras iniciaram em 29 de janeiro de 2021, com investimento de R$305.127,48 para a sede de Calçoene e R$237.956,52 para a sede de Amapá.

O Núcleo Regional de Calçoene contempla uma sala para atendimento com defensor público e uma para atendimento com assessores; uma recepção; 3 banheiros, sendo um PcD; um dormitório; uma cozinha e área de serviço.

Em Amapá, a sede tem uma sala para defensor público e um espaço para atendimento com assessores; recepção; um banheiro PcD; um dormitório suíte; cozinha e área de serviço.

O Núcleo de Amapá está localizado na Travessa João Franklin Távora, 244, Centro. Em Calçoene, a Defensoria Pública funciona do endereço Rua Lúcio Tavares, 217, Centro.