Defensoria Pública inicia emissão de RG para assistidos

O posto de emissão de Registro Geral é de uso exclusivo dos assistidos da Defensoria Pública.

Por Ingra Tadaiesky
01 Jun de 2023, 2 anos atrás
Defensoria Pública inicia emissão de RG para assistidos


Para dar prosseguimento ao seu processo, José Dequias, assistido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), precisava da segunda via do seu Registro Geral. Ele já tinha tentado através do Super Fácil, mas por não ter condições financeiras para pagar a emissão do documento, acabou atrasando o andamento de sua ação.

A realidade de José é a mesma de diversas outras pessoas atendidas pela DPE-AP, por isso, em parceria com a Polícia Científica do Amapá (PCA), a emissão de Carteira de Identidade também ocorrerá em um posto de atendimento dentro da instituição.

 

As emissões iniciaram nesta quinta-feira, 1, no Anexo II. O posto de emissão de documentos será de uso exclusivo dos assistidos da Defensoria Pública. Os servidores da DPE-AP, que trabalham no atendimento diário, serão os encarregados de identificar quem precisa do documento e encaminhar para a emissão.

Todo o processo para a produção da carteira de identidade será feito na instituição, incluindo a entrega do documento. O serviço evitará custos de tempo e deslocamento para os assistidos mais carentes, que precisariam ir ao SuperFácil e voltar na Defensoria Pública para então dar prosseguimento no atendimento.

“O atendimento foi muito bom mesmo. Já tentei outras vezes tirar minha segunda via mas tinha que ser pago e eu não tinha esse dinheiro. Facilitou bastante, agora vai ajudar a acelerar meu processo”, comemorou José Dequias.

Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, a ideia nasceu justamente pensando no perfil dos assistidos da DPE-AP.

“70% das pessoas que nós atendemos ganham menos de um salário mínimo, então não há essa disponibilidade para pegar vários ônibus. Essa pessoa vem na Defensoria e precisa fazer atendimento dela por completo, porque voltar em outro dia é difícil”, pontuou o defensor público-geral.
O diretor da PCA, Marcos Aurélio, conta que a parceria com a DPE-AP colabora na descentralização do serviço, assim, chegando para mais pessoas.

“A Defensoria é a primeira instituição descentralizada da segurança pública que faz essa emissão. Para isso, foi feito um termo de parceria e um treinamento com servidores da DPE para que a instituição passasse a emitir esse documento tão importante que individualiza a pessoa”, finaliza Marcos Aurélio.