Defensoria Pública inicia emissão de RG para assistidos

O posto de emissão de Registro Geral é de uso exclusivo dos assistidos da Defensoria Pública.

Por Ingra Tadaiesky
01 Jun de 2023, 12 meses atrás
Defensoria Pública inicia emissão de RG para assistidos


Para dar prosseguimento ao seu processo, José Dequias, assistido pela Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), precisava da segunda via do seu Registro Geral. Ele já tinha tentado através do Super Fácil, mas por não ter condições financeiras para pagar a emissão do documento, acabou atrasando o andamento de sua ação.

A realidade de José é a mesma de diversas outras pessoas atendidas pela DPE-AP, por isso, em parceria com a Polícia Científica do Amapá (PCA), a emissão de Carteira de Identidade também ocorrerá em um posto de atendimento dentro da instituição.

 

As emissões iniciaram nesta quinta-feira, 1, no Anexo II. O posto de emissão de documentos será de uso exclusivo dos assistidos da Defensoria Pública. Os servidores da DPE-AP, que trabalham no atendimento diário, serão os encarregados de identificar quem precisa do documento e encaminhar para a emissão.

Todo o processo para a produção da carteira de identidade será feito na instituição, incluindo a entrega do documento. O serviço evitará custos de tempo e deslocamento para os assistidos mais carentes, que precisariam ir ao SuperFácil e voltar na Defensoria Pública para então dar prosseguimento no atendimento.

“O atendimento foi muito bom mesmo. Já tentei outras vezes tirar minha segunda via mas tinha que ser pago e eu não tinha esse dinheiro. Facilitou bastante, agora vai ajudar a acelerar meu processo”, comemorou José Dequias.

Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, a ideia nasceu justamente pensando no perfil dos assistidos da DPE-AP.

“70% das pessoas que nós atendemos ganham menos de um salário mínimo, então não há essa disponibilidade para pegar vários ônibus. Essa pessoa vem na Defensoria e precisa fazer atendimento dela por completo, porque voltar em outro dia é difícil”, pontuou o defensor público-geral.
O diretor da PCA, Marcos Aurélio, conta que a parceria com a DPE-AP colabora na descentralização do serviço, assim, chegando para mais pessoas.

“A Defensoria é a primeira instituição descentralizada da segurança pública que faz essa emissão. Para isso, foi feito um termo de parceria e um treinamento com servidores da DPE para que a instituição passasse a emitir esse documento tão importante que individualiza a pessoa”, finaliza Marcos Aurélio.