Defensoria Pública instala posto de CadÚnico nas sedes de Macapá e Santana

Foram firmadas parcerias com as Secretarias Municipais de Assistência Social de cada município.

Por Ingra Tadaiesky
20 Out de 2023, 7 meses atrás
Defensoria Pública instala posto de CadÚnico nas sedes de Macapá e Santana

 

O CadÚnico é um sistema criado pelo Governo Federal que reúne os dados da população em vulnerabilidade econômica de todo o Brasil e tem o objetivo de viabilizar o acesso da população de baixa renda aos programas sociais. Pensando nisso, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) implementou, nas sedes de Macapá e Santana, postos para a realização do cadastro dos assistidos. 

Na última segunda-feira, 16, o guichê do serviço passou a funcionar na sede Anexo II da Defensoria Pública em Macapá e no dia 23 de outubro começará a ser utilizado em Santana. 


A instalação do serviço é voltado exclusivamente para os assistidos da instituição e busca facilitar o atendimento da população que procura a Defensoria, mas que ainda não está inscrita ou está desatualizada dos programas sociais.


Agora, com o posto dentro da instituição, o assistido não vai precisar sair da sede para ter informações sobre assuntos referentes aos seus benefícios sociais. 


Joice Maia foi uma das pessoas que utilizou o serviço. A assistida buscou a DPE-AP para uma ação de alimentos e aproveitou a oportunidade para se cadastrar no CadÚnico porque está sem fonte de renda. 


“Antes quando eu trabalhava não precisava, mas agora sem emprego estou precisando dos benefícios sociais. Quando eu vim pedir a pensão alimentícia, eles perguntaram se eu não queria me cadastrar também no CadÚnico. Foi muito rápido, não tive que esperar muito”, relatou a assistida.


Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, essa é mais uma demanda recorrente dos assistidos da Defensoria Pública, que muitas vezes estão em uma situação de hipervulnerabilidade e não conseguem se deslocar para vários órgãos.


"A Defensoria está ampliando seus serviços, trazendo mais comodidade e facilidade para o assistido resolver seus problemas”, disse José Rodrigues.


Foram firmadas parcerias com as Secretarias Municipais de Assistência Social de Macapá e Santana para a implementação do guichê do CadÚnico. 


Na quinta-feira, 19, o defensor público Roberto Coutinho, do Núcleo Cível e Família de Santana, esteve com a secretária municipal de assistência social de Santana, Joice Ferreira, para apresentar o local onde estará o posto programa. 


“Esse é mais um benefício para nossos assistidos que, graças à parceria com as secretarias municipais, vêm na linha do comprometimento da Defensoria de oferecer o melhor atendimento dentro do menor tempo possível, mostrando sua eficiência com a comunidade”, disse o defensor público Roberto Coutinho.