Defensoria Pública leva carreta para comemorar 121 anos do município de Amapá

52 pessoas foram atendidas neste sábado, 22.

Por Jeanne Maciel
22 Out de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública leva carreta para comemorar 121 anos do município de Amapá

 

Para presentear a primeira capital amapaense, que comemora 121 anos neste sábado, 22, a Defensoria Pública do Amapá realizou um mutirão na Carreta Itinerante no município de Amapá, localizado a 300 quilômetros de Macapá. Foram 52 pessoas atendidas na unidade móvel, que contou com 5 defensores públicos disponíveis.

Antes das 8 da manhã, os amapaenses já aguardavam ansiosos. Uma das assistas foi Ronilda Cordeiro, 68, que procurou a Carreta para garantir seu direito enquanto consumidora. Há três meses, pelas constantes quedas de energia, a geladeira da idosa queimou e, além de não ter onde armazenar seus alimentos, também não tem onde guardar sua insulina.

“Está sendo muito difícil para mim, eu tomo insulina e to comprando gelo para guardar. Assim como eles [a empresa] têm os direitos deles, eu tenho o meu”, desabafou Ronilda.

A assistida já havia dado entrada no caso diretamente pelo Juizado Especial. Recentemente, a Defensoria Pública passou a atuar integralmente na unidade.

“Ela vindo aqui hoje tomou conhecimento que a Defensoria atua no Juizado Cível. Agora, ela já está habilitada no processo e passa a ser representada em todas as fases por uma defensora pública designada para isso”, explicou o defensor público Roberto Coutinho, que atendeu Ronilda.

Outro caso atendido foi da jovem Letícia Lima, 23, que foi orientada a procurar a Defensoria Pública após ter a conta bloqueada judicialmente pelo banco.

“Eles não me dizem o porquê da minha estar bloqueada, pediram para eu procurar a Defensoria Pública para me ajudar a entender essa situação. O banco não quer me dar o número do processo para correr atrás das minhas coisas”, explicou a assistida.

Utilizando o poder de requisição da Defensoria Pública, foi encaminhado um ofício para que a instituição preste as informações, tanto para a assistida, quanto para a DPE-AP.

O defensor público-geral, José Rodrigues, parabenizou o município de Amapá pelos 121 anos.

“Trouxemos um grande presente para a população com nosso mutirão na Carreta, que proporcionou acesso à justiça e inclusão social para os amapaenses hoje. Mas é importante lembrar que nossa sede está de portas abertas aqui no município”, expressou.

Inaugurada em março deste ano, a sede da Defensoria Pública no município de Amapá está equipada para atender a população de forma acolhedora. Ela fica localizada na rua João Franklin Távora, nº 170, centro, e funciona de segunda a sexta-feira.

A ação na Carreta fez parte da programação do governo estadual para o aniversário do município.