Defensoria Pública ministra curso de formação para membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

O objetivo é nivelar o conhecimento em torno do tema.

Por Jeanne Maciel
09 Dez de 2021, 3 anos atrás
Defensoria Pública ministra curso de formação para membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura

 

O defensor público Alexandre Koch, representante da Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) no Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, ministrou no dia 2 de dezembro uma aula do curso de formação oferecido aos membros do comitê. Com o tema “Aspectos Conceituais da Tortura e documentos internacionais de prevenção e combate à tortura", a aula foi para nivelar e contribuir para futuros debates através do conhecimento histórico da matéria.   

Para Alexandre Koch “a normalização da tortura que se vê hoje é reflexo direto da nossa história e conhecê-la é parte fundamental para o processo de sua superação”, expressou o defensor, que disse ter sido gratificante ministrar a aula, especialmente porque houve uma imersão dos expectadores no tema. 

Koch afirma que a temática da tortura, sobretudo no Amapá, onde há um número baixo de apurações em relação às ocorrências, se faz “absolutamente necessária na busca por uma sociedade verdadeiramente democrática”, pontuou.   

O curso foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro e contou com a participação dos membros do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura: Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Ordem dos Advogados do Amapá (OAB-AP), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (ALAP), Ministério Público do Amapá (MP-AP), entre outros.