Defensoria Pública realiza primeira eleição para defensor público-geral da instituição

Processo eleitoral completa ciclo de autonomia da DPE-AP.

Por Jeanne Maciel
21 Fev de 2022, 2 anos atrás
Defensoria Pública realiza primeira eleição para defensor público-geral da instituição

 

Após três anos do primeiro concurso público para defensores estaduais, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) completa o ciclo para a consolidação da autonomia da instituição com o primeiro pleito eleitoral para defensor público-geral de carreira. A eleição, simbólica para a história da DPE-AP, ocorre nesta segunda-feira, 21, de forma online.  

Segundo a defensora pública Adegmar Loiola, que presidiu a comissão eleitoral, o momento representa o término de um “período de transição”. A partir de agora, o defensor público-geral, passa a ser de carreira, eleito pelos próprios membros.  

“A eleição para o DPG de carreira consolida, de forma definitiva, a autonomia da instituição, porque o estado do Amapá foi o último do país a realizar concurso e ter uma Defensoria Pública nos moldes constitucionais”, disse Adegmar.  

O processo eleitoral é designado aos membros, sendo voto obrigatório para todos os defensores públicos. A eleição ocorre das 8 às 17 horas, de forma online, pelo sistema desenvolvido pela Defensoria Pública do Amapá.  

O resultado estará disponível após o término das votações, às 17 horas.