Defensoria Pública recebe Corte de Apelação de Caiena em visita institucional

O encontro aconteceu na sede administrativa na segunda-feira, 9.

Por Jeanne Maciel
10 Dez de 2024, 2 semanas atrás
Defensoria Pública recebe Corte de Apelação de Caiena em visita institucional

 

Na tarde da segunda-feira, 9, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) recebeu a visita institucional da Corte de Apelação de Caiena na sede administrativa da instituição para debater e fortalecer o combate ao crime organizado, facções, tráfico de drogas, tráfico humano e exploração sexual nas fronteiras do Amapá e Guiana Francesa. 


A agenda integra a programação do 1º Encontro Internacional, com o tema “Estratégias Conjuntas no Combate a Crimes Transnacionais e Promoção da Justiça em Áreas de Fronteira”, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP). 


Durante a reunião, o defensor público-geral, José Rodrigues, explicou como funciona o trabalho da Defensoria Pública e o seu papel na defesa de pessoas em vulnerabilidade. No Judiciário francês não há um modelo equivalente aos moldes da Defensoria, sendo algo incomum para a Delegação. 


“A delegação francesa está aqui para discutir sobre crime organizado, tráfico de pessoas e sobre a defesa de pessoas vulneráveis. A Defensoria Pública é importante nesse debate, seja porque participamos ativamente de todos os processos judiciais em que se discutam crimes, seja porque a nossa missão constitucional é proteger as pessoas vulneráveis”, disse o defensor público-geral.


Participaram do encontro a presidente da Corte de Apelação de Caiena, Béatrice Almendros; a juíza corregedora da Primeira Instância, Hélène Sigala; a presidente da Câmara de Inquérito, desembargadora Éva Lima; o juiz de Execução das Penas, Bertrand Ecochard; a juíza de Inquérito da Primeira Instância, Eleonore Drummond; o chefe de Gabinete da Presidência da Corte de Apelação de Caiena, Eric Fernon e a tradutora-Intérprete juramentada das jurisdições da Guiana Francesa, Naïara dos Santos. 


Representaram a Defensoria Pública do Amapá, o defensor público-geral, José Rodrigues; a subdefensora pública-geral para assuntos institucionais, Adegmar Loiola e o subdefensor público-geral para assuntos administrativos, Igor Giusti.