Defensoria resgata cidadania de família que perdeu tudo em incêndio, em Mazagão

Assistidos conseguiram emitir a segunda via de seus documentos.

Por Ingra Tadaiesky
19 Abr de 2024, um ano atrás
Defensoria resgata cidadania de família que perdeu tudo em incêndio, em Mazagão

 

Na Vila Maracá, localizada a 2 horas do centro de Mazagão, a família de Brenda e João perdeu tudo o que tinha em um incêndio que destruiu toda a sua casa. Além dos eletrodomésticos e móveis, a família perdeu aquilo que torna alguém um cidadão: os documentos. Com a atuação da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), em conjunto com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), o casal e seus dois filhos conseguiram resgatar sua cidadania e emitir a segunda via de suas Certidões de Nascimento.

O CRAS encaminhou a demanda para a DPE-AP, e ela foi resolvida remotamente, evitando assim que a família tivesse que arcar com altos custos de deslocamento. Ricardo Carvalho, defensor público e coordenador do Núcleo Regional de Mazagão, ressaltou a importância da Certidão de Nascimento como instrumento de garantia de direitos.

“Por meio da Certidão de Nascimento todos os demais documentos perdidos no incêndio poderão ser emitidos, então é ele o primeiro ato para o registro efetivo da vida civil do cidadão. A partir da atuação, os assistidos, que já estavam em um momento de extrema vulnerabilidade, tiveram acesso a esse direito de forma célere, sem custo e sem precisar gastar com o deslocamento, visto que a Vila é longe e a passagem de ônibus é cara", disse o coordenador.

A Defensoria Pública desempenha um papel crucial na proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos, especialmente para os mais vulneráveis. Ao garantir o acesso à documentação legal, a DPE-AP contribui para a promoção da igualdade e da inclusão social. Sua atuação resgata a dignidade das pessoas em situações de adversidade e fortalece os alicerces da democracia, ao assegurar que todos tenham voz e possam exercer plenamente seus direitos civis e sociais.