Defensoria retifica nome e gênero de pessoas transexuais e travestis em ação conjunta com o GEA

A ação aconteceu na manhã do Dia da Visibilidade Trans, nesta segunda-feira, 29.

Por Ingra Tadaiesky
29 Jan de 2024, 11 meses atrás
Defensoria retifica nome e gênero de pessoas transexuais e travestis em ação conjunta com o GEA

 

Neste 29 de janeiro, quando é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Transexual e Travesti, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) foi parceira do Governo do Estado do Amapá em uma ação voltada para o público trans no Núcleo de Acolhimento às Mulheres LBTIs. Na ocasião, a DPE-AP ofertou serviços de retificação de nome e gênero na Certidão de Nascimento.

A participação na ação foi uma das atividades da 3ª edição do projeto "Reconhecer é Parte de Ser", um mutirão da Defensoria que tem como foco assegurar o direito das pessoas transexuais e travestis de serem legalmente reconhecidas conforme sua identidade de gênero.

O defensor público e membro da DPE-AP no Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, João Pedro, ressaltou a importância de garantir os direitos e estar ao lado da população transexual e travesti em sua luta.

“Nós não estamos fazendo nenhum favor, nós estamos concretizando um mandamento constitucional ‘Todos somos iguais” então todos temos direito de ser quem nós somos, ‘Ser’ é um direito”, disse o defensor.

A ação teve como objetivo a conscientização da sociedade sobre o fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade de direitos e às oportunidades oferecidas à população transgênero e também ofertou serviços de saúde e bem-estar.