Defensoria revela que pai socioafetivo é, na verdade, pai biológico de criança após exame de DNA

Conheça a história de Geremias.

Por Ingra Tadaiesky
11 Dez de 2024, 1 semana atrás
Defensoria revela que pai socioafetivo é, na verdade, pai biológico de criança após exame de DNA

 

O fim de ano de Geremias foi marcado por um presente especial: o reconhecimento da paternidade de seu filho. Ao buscar a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) para formalizar o reconhecimento de paternidade socioafetiva de Davi, de 6 anos, o assistido descobriu que, além de pai de coração, era também pai biológico da criança.

Essa descoberta foi possível graças à atuação da DPE-AP, que, por meio de um exame de DNA fornecido gratuitamente, comprovou a paternidade biológica de Geremias e garantiu o reconhecimento de sua paternidade na certidão de nascimento de Davi.

A história começou há 10 anos, quando Geremias e Keila se conheceram e começaram a namorar. Durante um relacionamento marcado por idas e vindas, Keila engravidou, mas Geremias acreditava que a paternidade não poderia ser dele, pois já havia feito uma vasectomia. Mesmo com a incerteza, o casal reatou e se tornou inseparável, criando o pequeno Davi com muito amor e dedicação.

Com 6 anos, a criança tinha um pai presente em sua vida, mas seu nome não constava na certidão de nascimento. Tudo mudou quando Geremias procurou a DPE-AP para dar início ao reconhecimento de paternidade socioafetiva. Durante o atendimento, ao contar sua história, foi sugerido que realizasse o exame de DNA. O resultado surpreendeu a todos: Davi era seu filho biológico. A DPE-AP, então, fez o reconhecimento oficial, alterando a certidão de nascimento e incluindo o nome de Geremias como pai.

“Nunca imaginei que ele poderia ser meu filho biológico, por causa da cirurgia que fiz, mas isso nunca fez diferença, acompanhei toda a vida dele, ele sempre foi meu filho. Quando abrimos o envelope e eu vi o resultado fiquei sem chão, foi uma felicidade imensa, uma surpresa boa demais, um momento de muita emoção”, disse o pai emocionado.

O defensor público, Lauro Miyasato, que atendeu o caso, destacou a importância desse trabalho na vida de tantas pessoas.

“A Defensoria Pública desempenha um papel fundamental de transformação na vida das pessoas, o impacto da atuação da DPE-AP vai muito além da simples defesa legal, ela é um verdadeiro agente de transformação social”, finalizou o defensor público.