“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade” disse mãe que emitiu o RG de 3 filhos no mutirão na Carreta, neste sábado.

62 pessoas foram atendidas na ação que aconteceu na Vila Amazonas, em Santana.

Por Ingra Tadaiesky
11 Mai de 2024, 12 meses atrás
“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade” disse mãe que emitiu o RG de 3 filhos no mutirão na Carreta, neste sábado.

 

Neste sábado, 11, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estacionou na Vila Amazonas, em Santana, e levou acesso à justiça para 62 pessoas. Rosane é mãe de Ana Vitória, Maria e Taylon de 6, 9 e 11 anos, respectivamente, e conseguiu a emissão do primeiro RG dos filhos na ação.

“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade para tirar logo o RG dos três. Agora eles têm os documentos deles e vai facilitar muita coisa”, disse a mãe.

Rosane tem uma vida atribulada como a de muitos assistidos da Defensoria, e tem uma dificuldade comum: não consegue ir até uma das sedes em dias de semana para resolver suas demandas. Ela representa o motivo pelo qual foi pensado o mutirão na Carreta aos sábados, que é o de levar justiça para a porta da casa daqueles que mais precisam no dia que conseguem ser atendidos.

“Por ser no final de semana facilitou muito a minha vida, se não fosse hoje eu não sei quando que ia conseguir tirar os documentos desses meninos”, declarou ela.

A emissão de Registro Geral pela DPE-AP ocorre somente quando o documento é necessário para o andamento do processo aberto pela instituição. No caso de Rosane, as identidades são fundamentais para o pedido de pensão alimentícia que ela conseguiu iniciar no mutirão.

A Carreta é o principal instrumento de garantia de cidadania e acesso à justiça do Amapá e neste sábado o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) esteve presente na ação levando atendimentos para a população. Parceria foi possível graças ao Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições.