“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade” disse mãe que emitiu o RG de 3 filhos no mutirão na Carreta, neste sábado.

62 pessoas foram atendidas na ação que aconteceu na Vila Amazonas, em Santana.

Por Ingra Tadaiesky
11 Mai de 2024, 2 meses atrás
“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade” disse mãe que emitiu o RG de 3 filhos no mutirão na Carreta, neste sábado.

 

Neste sábado, 11, a Carreta da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) estacionou na Vila Amazonas, em Santana, e levou acesso à justiça para 62 pessoas. Rosane é mãe de Ana Vitória, Maria e Taylon de 6, 9 e 11 anos, respectivamente, e conseguiu a emissão do primeiro RG dos filhos na ação.

“Dia de semana eu nunca consigo e hoje aproveitei a oportunidade para tirar logo o RG dos três. Agora eles têm os documentos deles e vai facilitar muita coisa”, disse a mãe.

Rosane tem uma vida atribulada como a de muitos assistidos da Defensoria, e tem uma dificuldade comum: não consegue ir até uma das sedes em dias de semana para resolver suas demandas. Ela representa o motivo pelo qual foi pensado o mutirão na Carreta aos sábados, que é o de levar justiça para a porta da casa daqueles que mais precisam no dia que conseguem ser atendidos.

“Por ser no final de semana facilitou muito a minha vida, se não fosse hoje eu não sei quando que ia conseguir tirar os documentos desses meninos”, declarou ela.

A emissão de Registro Geral pela DPE-AP ocorre somente quando o documento é necessário para o andamento do processo aberto pela instituição. No caso de Rosane, as identidades são fundamentais para o pedido de pensão alimentícia que ela conseguiu iniciar no mutirão.

A Carreta é o principal instrumento de garantia de cidadania e acesso à justiça do Amapá e neste sábado o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) esteve presente na ação levando atendimentos para a população. Parceria foi possível graças ao Termo de Cooperação Técnica assinado entre as instituições.