Direito de Família e Sucessões é tema do II Congresso do IBDFAM

São seis palestras ministradas por especialistas em Direito de Família para acadêmicos de direito, advogados, assessores jurídicos, autoridades e interessados.

Por Caroline Mesquita
17 Mai de 2024, 2 meses atrás
Direito de Família e Sucessões é tema do II Congresso do IBDFAM


Iniciou na quinta-feira, 16, e segue até esta sexta-feira, 17, o II Congresso do IBDFAM no Amapá. Este ano, o tema trata sobre “As perspectivas do Direito de Família e Sucessões". São seis palestras ministradas por especialistas em Direito de Família para acadêmicos de direito, advogados, assessores jurídicos, autoridades e interessados.

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) é patrocinadora do evento e parceira do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Amapá - IBDFAM/Amapá. A programação contou no primeiro dia com a participação do palestrante Helom Nunes, defensor público do Amazonas, com a palestra “Custos Vulnerabilis Familiae: Defensoria Pública e a proteção emancipatória das famílias vulneráveis".

Nunes pontuou sobre a importância da mediação nos conflitos familiares e de trazer o cidadão para a resolução, para que ele se sinta parte do processo. “Precisamos ter a cada dia uma política de inclusão do cidadão. O cidadão precisa olhar para o sistema de justiça, para o direito de família, para o judiciário, para advocacia e Defensoria Pública e ver como alguém que consegue atender e alcançar suas necessidades”, destacou o defensor.

Para Nicolau Crispino, presidente do IBDFAM e procurador de justiça do Ministério Público do Amapá, o congresso busca fortalecer e desenvolver o discurso contemporâneo do Direito das famílias do Amapá. “Estamos trazendo diversos temas da atualidade, a contemporaneidade do Direito da Família e Sucessões, e oferecendo essa troca de informações e orientações com renomados palestrantes da área do direito das famílias”.

O defensor público-geral do Amapá, José Rodrigues, acredita que o evento é uma oportunidade tanto para estudantes de Direito quanto para profissionais da área obterem uma formação continuada de excelência. “Temos no congresso palestrantes nacionalmente conceituados, expoentes nas suas áreas de atuação, que vão nos brindar com temas relevantes e que estão sendo discutidos nas doutrinas especializadas e tribunais superiores. Vamos aproveitar”, considerou o gestor.

O II Congresso do IBDFAM é patrocinado pela Defensoria Pública e Ministério Público do Amapá, e apoiado pelo Tribunal de Justiça do Amapá, Ordem dos Advogados do Brasil - Amapá, Universidade Federal do Amapá , Secretaria de Políticas para Mulheres e Associação do Ministério Público do Estado do Amapá.