DPE-AP aumenta em 31% o número de petições iniciais

Os dados da Corregedoria-Geral comparam o primeiro trimestre de 2022 e 2023. Aumento marca o avanço da Defensoria Pública.

Por Ingra Tadaiesky
17 Abr de 2023, um ano atrás
DPE-AP aumenta em 31% o número de petições iniciais

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) avançou em diversas áreas no decorrer do primeiro ano de gestão. No atendimento ao público, o número de petições iniciais cresceu 31% no primeiro trimestre de 2023 se comparado ao mesmo período de 2022.

Segundo dados da Corregedoria-Geral, nos três primeiros meses de 2022 foram registradas 1.802 petições iniciais, enquanto no mesmo período de 2023 o número saltou para 2.364.

A petição inicial é o primeiro passo para a origem do processo judicial. É nela que constam as teses e qualificações necessárias para o prosseguimento da ação do assistido.

O corregedor-geral, Eduardo dos Anjos, conta que com a análise desse índice é possível ver o aumento da produtividade de toda a instituição.

“Esse é um marco muito importante para a DPE. Podemos verificar que estamos trabalhando no caminho certo e levando justiça a um quantitativo muito maior de pessoas”, falou o corregedor.

Eduardo explica que o aumento é consequência de uma série de investimentos feitos pela instituição, como as novas ferramentas de gestão implementadas, a nova sistemática de relatórios, a informatização de trabalho e o apoio operacional e de estrutura aos membros.

“Conseguimos tudo isso sem aumentar o número de membros ou outras despesas, apenas analisando e otimizando os investimentos da melhor forma. Isso refletiu em um serviço prestado com maior eficiência e menor custo”, finalizou.