DPE-AP consegue autorização judicial para adolescente fazer viagem internacional e apresentar projeto em feira científica

Família mora em Porto Grande e realizou o atendimento todo via WhatsApp.

Por Jeanne Maciel
13 Jun de 2023, 12 meses atrás
DPE-AP consegue autorização judicial para adolescente fazer viagem internacional e apresentar projeto em feira científica

 

A educação levou Anthony Rodrigues, de 17 anos, a lugares que ele não imaginava. Finalista com um protótipo de drone de baixo custo para monitoramento ambiental na Genius Olympiad, uma das maiores feiras de científicas do mundo, o adolescente precisava da autorização de ambos os pais para fazer a viagem internacional para os Estados Unidos.

Pelo difícil acesso ao pai, que mora em uma vila no interior do Pará, não havia conseguido. Foi então que a mãe, Ednalva Ramos, procurou a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e em tempo recorde conseguiu, por meios judiciais, autorização para viagem do filho.

A família, que mora em Porto Grande, realizou o atendimento todo via WhatsApp durante o plantão da Defensoria, no dia 15 de maio. “Entrei em contato às 20h e meia-noite já estava com a autorização para o meu filho viajar”, relatou a mãe de Anthony.

“Só é possível essa viagem hoje, porque a Defensoria me ajudou a tirar o passaporte dele, fui bem acolhida. A Defensoria é muito próxima da população de Porto Grande, eu tenho certeza que ainda vai ajudar muitas pessoas em nosso município”, ressaltou Ednalva.

O Projeto Draum é um Drone Autossustentável de Monitoramento. O protótipo foi desenvolvido a partir de material reciclável, como canos de PVC, tigela de plástico e lixo eletrônico retirado de celulares, impressoras e computadores quebrados e descartados de forma indevida.

O protótipo irá servir para monitoramento de biodiversidade e ajudar instituições como o IBAMA e bombeiros, para monitorar focos de incêndio, e até mesmo fazendeiros para monitoramento de plantio e gado.

Para Anthony, que vai apresentar o projeto com seu colega e participar da feira em Nova York entre os dias 12 e 16 de junho, a oportunidade é única.

“Para mim a sensação foi de realmente ter chegado muito longe, principalmente porque nós saímos lá de Porto Grande. É a construção de um sonho que eu sempre quis”, comemora o adolescente.Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, no município de Porto Grande