DPE-AP dá exemplo de transparência e cumpre integralmente a Lei de Licitações 14.133/21

Instituição é a única do Amapá a construir plano de compras anual dentro da plataforma compras.gov.br.

Por Ingra Tadaiesky
30 Out de 2024, 3 semanas atrás
DPE-AP dá exemplo de transparência e cumpre integralmente a Lei de Licitações 14.133/21

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) é uma instituição que busca estar sempre atualizada e, dessa vez, se destaca sendo a única do estado a construir o Plano de Compras Anual (PCA) de 2025 integralmente dentro da plataforma oficial do Plano Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal (PNCP), o compras.gov.br. O plano começou a ser construído em maio deste ano e em setembro foi aprovado.

Criado em resposta à nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021), o PNCP aprimora a gestão dos recursos públicos através de um processo mais transparente e eficiente. Com a implementação do plano, a DPE-AP se alinha às melhores práticas nacionais e demonstra seu compromisso com a modernização.

Segundo o defensor público-geral, José Rodrigues, elaborar o plano de 2025 inteiramente dentro da plataforma, garante que a população possa ter acesso a cada passo do processo de compras, já que cada item precisa ter a justificativa de sua compra.

“Esse sistema dá muito mais transparência e controle porque qualquer pessoa do Brasil e do mundo pode acessar e ver todas as contratações, os valores e as justificativas. É um instrumento de planejamento e administração, uma ferramenta de gestão inovadora que mapeia todas as contratações do próximo ano com previsões e valores”, afirmou José.

A construção do PCA integrou todos os setores da Defensoria, que ficaram responsáveis pela catalogação, dentro do PNCP, de todas as contratações necessárias para o próximo ano, considerando que cada setor conhece a própria realidade, garantindo um melhor planejamento prévio.

PLANO NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

O PNCP foi desenvolvido para enfrentar desafios históricos relacionados às licitações e contratos administrativos, oferecendo um sistema integrado e unificado para a gestão das contratações públicas. Ele proporciona uma visão mais clara e acessível dos gastos públicos, permitindo um acompanhamento mais efetivo e prevenindo possíveis irregularidades.

O Plano é administrado pelo Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas e centraliza os dados de todas as contratações feitas pela União e pelos governos estaduais e municipais no site https://www.gov.br/pncp/pt-br.