DPE-AP estabelece diálogo com secretarias de Educação para evitar judicialização de demandas escolares

diariamente a DPE-AP recebe assistidos que não conseguiram realizar matrícula escolar

Por Jeanne Maciel
16 Mar de 2022, 2 anos atrás
DPE-AP estabelece diálogo com secretarias de Educação para evitar judicialização de demandas escolares

 

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) esteve reunida na sexta-feira, 11, com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e na terça-feira, 15, com a Secretaria Municipal de Educação de Macapá (SEMED) para dialogar sobre demandas repetitivas de matrículas escolares.

Durante as reuniões, foram estabelecidos fluxos para resolução dessas demandas sem a necessidade de ação judicial, gerando mais celeridade na solução do problema das famílias.

Segundo a defensora pública, Rebeca Ramos, do Núcleo de Atendimento à Criança e Adolescente, diariamente a DPE-AP recebe assistidos que não conseguiram realizar matrícula em creches e escolas e, principalmente, escolas próximas ao bairro de residência.

A defensora pública explicou que, pela frequência da demanda, esse é um direito que está sendo subtraído e considerando o público da DPE-AP, se torna ainda mais necessário. “Além das previsões legais, a maioria dos assistidos da Defensoria Pública vive em vulnerabilidade social e não tem, sequer, condições financeiras para arcar com transporte para levar a criança para um bairro mais distante”, disse.

“O intuito principal era estabelecer um bom diálogo entre a Defensoria Pública e as secretarias de Educação para conseguirmos realmente efetivar esse direito à educação dessas crianças e adolescentes e repassar orientações para garantir um atendimento efetivo dos assistidos”, disse Rebeca Ramos.

Além de Rebeca, estiveram na reunião de sexta-feira com a Seed, o defensor público, Igor Freire; a secretária adjunta de políticas de educação, Neurizete Nascimento e o Coordenador de Educação Básica e Educação Profissional, Ryan Muller.

Na terça-feira, durante a reunião com a Semed, estiveram com a defensora pública o secretário municipal de educação, Rodrigo Gomes e os subsecretários de educação, Ebrely Andrade e Diego Trajano.