DPE-AP faz entrega de exames, roupas de educação física e medicamentos para internas do IAPEN

Visita ocorreu na última segunda-feira, 22.

Por Jeanne Maciel
23 Ago de 2022, 2 anos atrás
DPE-AP faz entrega de exames, roupas de educação física e medicamentos para internas do IAPEN

 

O mutirão da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) feminino, realizado no início de agosto, além de ter bons resultados, também gerou demandas posteriores. Na última segunda-feira, 22, membros da DPE-AP voltaram ao local para entregar as respostas dos exames realizados no dia, medicamentos dermatológicos e 45 calças leggings para as reeducadas frequentarem as aulas de educação física.

Segundo a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Execução Penal, Elane Dantas, a necessidade de obter roupas especificas para as atividades físicas foi algo observado no mutirão.

“Algumas internas não recebem visitas por questões econômicas ou familiares. Por isso, essas mulheres deixam de ter acesso aos produtos essenciais e pessoais”, explicou Elane.

As 45 leggings entregues foram adquiridas através de doações e arrecadações mobilizadas pela própria equipe dos núcleos de Execução Penal e Criminal, com apoio da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Amapá (ADEPAP).

Também foram entregues medicamentos dermatológicos, como shampoos para tratar dermatites seborreicas, protetores solares, entre outros.

Na oportunidade, houve reunião da Defensoria Pública e ADEPAP com as pastas de Diversidade e Juventude da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Coordenação do IAPEN Feminino para discutir medidas que serão implementadas para cursos de profissionalização e psicoterapias para as reeducandas