DPE-AP faz inspeção em casas de moradores da avenida Mendonça Júnior

A denúncia foi feita por moradores que em frente ao Canal estão enfrentando problemas com o sistema de esgoto

Por Ingra Tadaiesky
11 Mar de 2023, 2 anos atrás
DPE-AP faz inspeção em casas de moradores da avenida Mendonça Júnior

 

Na tarde da sexta-feira, 10, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizou uma inspeção em casas da avenida Mendonça Júnior, no centro de Macapá. A ação o ocorreu após denúncias de moradores sobre os problemas que enfrentam com a rede de esgoto desde a finalização da obra feita no canal.

Segundo Iracilma Nascimento, 68, a fossa está sem saída e transborda pelos ralos nos banheiros das residências. Com o período chuvoso, a situação se agrava.

A moradora conta ainda que todas as casas da rua eram ligadas a um sistema de esgoto antigo, que foi desabilitado com a nova obra.

“Nós somos moradores antigos daqui. Com o passar do tempo, foram aterrando e nosso esgoto foi ficando para baixo e quando fizeram essa obra de agora, isolaram o esgoto antigo, que agora está sem saída e começou a voltar pelo ralo do banheiro”, explicou.

A moradora já tentou diversas formas para secar a fossa de sua casa, mas nunca obteve sucesso.

A duas casas de distância, mora Luely Genevieve, que enfrenta o mesmo problema.

“Quando damos descarga e quando chove, a nossa rede entope e a água com dejetos sobe pelo ralo. Já acionamos a Equatorial para vir aqui, mas é só com 48h e quando eles vêm só retiram os dejetos mas sempre volta o mesmo problema. Quando perguntamos o que pode ser feito eles dão justificativa mas não dão um prazo”, disse.

Os moradores reivindicam a ligação de suas fossas ao novo sistema de esgoto e a desobstrução da rede. O Núcleo Cível de Macapá da DPE-AP realizou a inspeção para coletar depoimentos e constatar a gravidade do quadro.

“Podemos ver que é algo realmente muito grave e que está causando muitos prejuízos nas residências. É uma situação que chega até a inutilizar alguns cômodos”, lamentou o defensor público Márcio Peixoto.

No primeiro, o defensor vai expedir um ofício requisitório para a concessionária, para esclarecimentos e adoção de medidas que solucionem o problema. Se não for possível pela via extrajudicial, uma ação judicial não está descartada.

Canal da Mendonça Júnior

O canal localizado ao longo de 2,2km da avenida Mendonça Júnior foi inaugurado em 1972. Em dezembro de 2022 foi entregue a obra de revitalização do espaço com um investimento de R$ 7 milhões.