DPE-AP faz pedido de providências para melhoria no controle de síndromes respiratórias no IAPEN

Surto gripal no interior do sistema penitenciário tem sido monitorado semanalmente

Por Jeanne Maciel
17 Jan de 2022, um ano atrás
DPE-AP faz pedido de providências para melhoria no controle de síndromes respiratórias no IAPEN

 

A Defensoria Pública do Estado do Amapá (DPE-AP) encaminhou, no dia 7 de janeiro, um pedido de providências ao juízo da Vara de Execuções Penais de Macapá solicitando que Poderes e Instituições Públicas "unam forças" para evitar o alastramento de casos de síndromes respiratórias no Instituto de Administração Penal do Amapá (IAPEN).  

Dentre as solicitações, a DPE-AP pediu que o IAPEN levante informações diárias com relação nominal, quantidade de pessoas com síndromes respiratórias, Covid-19 e encaminhamentos médicos.   

Também foi solicitada informações da Secretaria de Saúde do Amapá sobre quais medidas estão sendo tomadas para garantir o atendimento médico e a possibilidade da disponibilização de vacinas para os internos.  

Segundo a defensora pública, Mariana Santos, a DPE-AP tem monitorado semanalmente os atendimentos de contenção dos casos de síndromes respiratórias e gripais no interior do IAPEN.  

“No dia 14 de janeiro, estivemos presentes no local para verificar detentos que estão apresentando sintomas gripais e encaminhá-los para atendimento médico”, relatou a defensora pública.  

Além de Mariana Santos, estiveram presentes na última ação de monitoramento as defensoras públicas Marcela Fardim e Adegmar Loiola e o defensor público Lauro Miyasato.