DPE-AP inaugura sede no município de Tartarugalzinho

Cerimônia de entrega aconteceu neste domingo, 11, no interior do estado, com a presença do defensor público-geral e do prefeito do município.

Por Laura Machado
12 Dez de 2022, um ano atrás
DPE-AP inaugura sede no município de Tartarugalzinho

 

Para ampliar o acesso à Justiça, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) inaugurou mais uma sede no estado, dessa vez no município de Tartarugalzinho, localizado a 227,8 km da capital Macapá. O evento, que ocorreu neste domingo, 11, contou com a presença de diversas autoridades e membros da comunidade do município.

Tartarugalzinho possui uma população com mais de 15 mil pessoas e fica situado na parte Leste do Amapá.

“Fortalecer uma instituição como a Defensoria Pública é fortalecer todo o acesso à Justiça de toda a população do estado. E com a entrega da sede, o número de pessoas assistidas deve continuar crescendo, a tendência é que esse serviço melhore cada vez mais”, afirmou o defensor público-geral, José Rodrigues.

A sede custou R$ 899.665,41, recursos oriundos da própria Defensoria Pública e fica localizada na Avenida Coração de Jesus, esquina com rua São Luiz, ao lado do Samu.

Além da sede, o município também recebeu um veículo funcional que vai ajudar em buscas ativas para os atendimentos na localidade.

“Hoje em dia o auxílio de um advogado é quase uma necessidade básica e a Defensoria Pública faz esse serviço de forma gratuita. É uma conquista muito grande para o nosso município e principalmente para a população”, contou o prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro.

Também estiveram presentes o vice-governador eleito, Teles Júnior, representantes da Assembleia Legislativa, do Conselho Tutelar, os defensores públicos Jefferson Teodósio, Sidney Gavazza, Lauro Miyasato Júnior e o coordenador do Núcleo de Tartarugalzinho, Edisnei Cardoso Carneiro.

“Se comparamos a Defensoria Pública de 3 anos com a Defensoria que temos hoje, podemos dizer que ela avançou 10 anos em menos de 1 ano. Como amapaense, é um orgulho ver essa entrega, aqui a população vai ser acolhida e recebida de forma digna, como merece”, defendeu Edisnei.

Ainda neste ano, os municípios de Oiapoque, Amapá, Calçoene, Laranjal do Jari e Ferreira Gomes também receberam prédios equipados para atender a população.

O projeto padronizado possui recepção, 4 salas para atendimentos, 1 sala de arquivos, 1 sala de reunião, 1 suíte para o defensor público lotado no Núcleo, 1 copa e 2 banheiros sociais.