DPE-AP integra a 1ª Comissão Regional de Conflitos Fundiários do Estado do Amapá e realiza visita à ocupação em Santana

Comissão tem objetivo de garantir o direito à moradia.

Por Ingra Tadaiesky
14 Nov de 2023, 6 meses atrás
DPE-AP integra a 1ª Comissão Regional de Conflitos Fundiários do Estado do Amapá e realiza visita à ocupação em Santana

 

No mês de novembro, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) passou a fazer parte da 1ª Comissão Regional de Conflitos Fundiários do Estado do Amapá, em colaboração com o Tribunal de Justiça (TJAP), Ministério Público (MP-AP) e órgãos do Executivo. A primeira ação conjunta do grupo ocorreu na manhã da última segunda-feira, 13, por meio de uma visita técnica à comunidade da ocupação irregular Jardim de Deus, localizada em Santana.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), através da Resolução nº 350/2020, instituiu a criação de Comissões Nacionais e Regionais de Conflitos Fundiários, com o objetivo de fortalecer o sistema de Justiça, proporcionando suporte aos magistrados responsáveis por ações relacionadas a conflitos fundiários coletivos.

Essa medida estabelece diretrizes para a realização de visitas técnicas em áreas de litígios e para a condução de audiências de mediação e conciliação, visando a resolução pacífica de conflitos relacionados à posse de terras. A criação da Comissão busca aproximar as partes envolvidas, permitindo que o proprietário da terra compreenda a realidade da pessoa que a ocupou.

A Defensoria Pública, como instituição que representa os interesses das pessoas mais vulneráveis, está agindo em defesa de todos os moradores da ocupação. O defensor público Ezequias Campos, que esteve na visita, destaca que essa abordagem é uma maneira humanizada e eficaz de lidar com conflitos fundiários.

"Todas as pessoas que ocuparam esse espaço têm algo em comum: são pessoas vulneráveis, que não têm condições financeiras de morar em outro lugar, sendo assim nosso papel assisti-los . Hoje, estabelecemos um contato mais próximo com eles, conhecendo suas realidades para proporcionar a melhor defesa possível", afirmou o defensor.