DPE-AP integra força-tarefa para atendimento dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

“Auxílio Calamidade” conta com defensores públicos de todo Brasil e é uma parceria entre a DPE-RS e o Condege.

Por Ingra Tadaiesky
10 Set de 2024, 5 meses atrás
DPE-AP integra força-tarefa para atendimento dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

 

Após as enchentes que afetaram 476 municípios no Rio Grande do Sul, deixando 172 pessoas mortas e mais de 629 mil sem casa, a Defensoria Pública de todos os estados do Brasil se mobilizou para atender a população gaúcha. Representando a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), Thalita Araújo soma forças com outras defensoras e defensores de todo o país no “Auxílio Calamidade”, ação do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) em parceria com a Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (DPE-RS).

A defensora chegou ao Rio Grande do Sul no dia 21 de agosto e, desde então, está atuando em mutirões por todo o estado, junto a defensores dos estados do Acre, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, São Paulo, Bahia e Tocantins.

As principais demandas solicitadas pela população são relacionadas aos auxílios do Governo Estadual, o SOS PIX e o Volta Por Cima. Além desses, Thalita Araújo explicou que a Defensoria Pública também presta atendimento jurídico para outras questões que os assistidos apresentam, sendo as áreas Cível e de Família as mais procuradas.

“A participação da DPE-AP é extremamente importante para que a DPE-RS consiga continuar cumprindo sua função constitucional de prestar assistência jurídica integral e gratuita a todas as pessoas necessitadas. O Amapá veio contribuir para que a população em contexto de calamidade possa se reerguer e ter seus direitos garantidos”, ressaltou Thalita.

A defensora já passou pelos municípios de Canoas, Sarandi, Sapucaia do Sul, São Sebastião do Caí, Encantado e Arroio do Meio, e, nos mutirões, mais de 1000 pessoas atingidas receberam atendimento pela equipe. Ao todo, 19 cidades receberão os mutirões, e Eldorado do Sul, Guaíba, Montenegro, Muçum e Roca Sales serão as próximas.