DPE-AP leva palestra e orientação jurídica para ação integrada de enfrentamento à violência contra mulher em Itaubal

Evento faz parte da operação nacional Átria, coordenada pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) no Amapá.

Por Jeanne Maciel
20 Mar de 2023, um ano atrás
DPE-AP leva palestra e orientação jurídica para ação integrada de enfrentamento à violência contra mulher em Itaubal

 

Na última sexta-feira, 17, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), representada pela defensora pública Adegmar Loiola, palestrou e esclareceu dúvidas jurídicas das mulheres do município de Itaubal na Ação Integrada Para o Enfrentamento à Violência Contra Mulher.

O evento faz parte da Operação Átria, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pela Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) no Amapá. 

Durante a palestra, a defensora pública Adegmar Loiola levou para as profissionais da Rede de Atendimento à Mulher, professoras e coordenadoras da rede municipal de educação, ribeirinhas e moradoras de Itaubal presentes, temas recorrentes no dia a dia da Defensoria Pública, como questões relacionadas ao divórcio, partilha dos bens, pensão alimentícia, entre outros.

A defensora pública aproveitou o momento para enfatizar que a rede de proteção para as mulheres deve ser completa.

“O atendimento à mulher deve ser efetivo, seja em um posto de saúde, seja na Prefeitura, em qualquer local. Temos que estar preparados, muitas vezes, para diagnosticar um pedido de socorro”, expressou durante a abertura do evento.

Segundo a delegada Sandra Dantas, titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), apenas em 2023, a DCCM já completou 1.500 ocorências relacionadas à violência doméstica e sexual.

Além da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) e da Policia Civil do Amapá (PC-AP), também participaram do evento a Policia Militar do Amapá, a Secretaria de Assistência Social de Itaubal e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaubal.