DPE-AP participa de inauguração da nova sala voltada para atendimento à mulher do TJAP

Cerimônia de entrega do equipamento destinado a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 22.

Por Laura Machado
22 Ago de 2022, 2 anos atrás
DPE-AP participa de inauguração da nova sala voltada para atendimento à mulher do TJAP

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) participou nesta segunda-feira, 22, da inauguração da nova sala da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).


O local funciona em um prédio anexo no Centro de Macapá e vai auxiliar como um espaço de referência para os membros da rede de apoio que atendem mulheres em situação de violência.


A subdefensora pública-geral, Elena Rocha, pontuou a importância de ações constantes no combate aos crimes relacionados à mulher.


“Todo o trabalho realizado para proteção das mulheres em situação de violência doméstica é de extrema relevância, algo que precisa ser feito de forma contínua. Essas ações são importantes para conseguirmos acabar com o machismo estrutural que causa a destruição de lares e, além disso, atuar para que essas mulheres entendam os seus direitos e saiam do ciclo da violência”, afirmou a subdefensora.


A maioria dos casos de violência contra mulheres acontece dentro da própria casa das vítimas. O defensor público-geral, José Rodrigues, explica que a DPE-AP também atua em situações de proteção a esse público.


“A coordenadoria é um instrumento importante para ajudar a coibir e, acima de tudo, prevenir a violência contra a mulher. O principal local desse tipo de agressão é dentro de casa e a Defensoria Pública também atua nesse tipo de caso. Essa parceria é para tentar reduzir esse cenário desastroso e vergonhoso de violência contra a mulher”, detalhou o defensor.


A inauguração aconteceu no “Agosto Lilás”, mês da campanha nacional pelo fim da violência contra a mulher. O desembargador-presidente do Tjap, Rommel Araújo, afirmou que o objetivo da Justiça não é apenas “punir”, mas também prevenir crimes de todos os tipos, principalmente a violência contra a mulher.


“Nosso ideal é que, um dia, a Vara de Violência Contra a Mulher não seja apenas de punição, mas que trabalhe a prevenção, junto com toda a rede de apoio, garantindo a segurança das mulheres, das crianças e também da família”, defendeu Rommel Araújo.


Como denunciar?

A Defensoria Pública possui um canal exclusivo de atendimento para mulheres em situação de risco ou que precisam de ajuda: (96) 98142-1863 (opção 14).


Disque 180: Central de Atendimento à Mulher

(96) 98409-0863: CRAMs e CAMUFs