DPE-AP participa de reunião da Comissão Nacional do Direito do Consumidor do Condege

Encontro aconteceu na última terça-feira, 16.

Por Jeanne Maciel
17 Ago de 2022, 2 anos atrás
DPE-AP participa de reunião da Comissão Nacional do Direito do Consumidor do Condege

 

Defensores públicos de todo Brasil reuniram, na última terça-feira, 16, para alinhar estratégias sobre temas relevantes em torno do direito do consumidor. Representando a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), a defensora pública do Núcleo Cível de Macapá, Julia Lordelo, esteve no encontro organizado pela Comissão Nacional do Direito do Consumidor do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).  

A atuação da Defensoria Pública quanto ao decreto de 25% no valor mínimo existencial do superendividamento, consignados do Auxílio Brasil e rol taxativo da ANS foram as principais pautas discutidas.  

Segundo Júlia Lordelo, a Defensoria Pública questiona o decreto presidencial (11.150/2022), que prevê o valor de 25% do salário mínimo, atualmente R$303, para subsistência do cidadão em negociação de dívidas, visto que não é possível viver dignamente com o mínimo existencial estipulado.  

“A Defensoria Pública vai buscar explicações da área técnica do Ministério da Justiça sobre os fundamentos do decreto presidencial que regulamenta as normas relativas ao superendividamento”, disse Júlia.  

“Também articulamos a atuação no combate de eventuais inconstitucionalidades que acabem gerando situações de extrema pobreza para a população e inviabilizem o uso desse instrumento para pessoas físicas", explicou a defensora pública 

Para Júlia, a reunião foi importante “para conhecer as estratégias das Defensorias Públicas que possuem Núcleos especializados no direito do consumidor e alinhar o posicionamento da instituição sobre os temas”, disse.