DPE-AP planeja orçamento para 2022

Com um orçamento maior, será possível ampliar os atendimentos, melhorar a estrutura física, criar mais núcleos e nomear mais defensores públicos.

Por Rafael Guerra
07 Mai de 2021, 3 anos atrás
DPE-AP planeja orçamento para 2022

 

O defensor público-geral, Diogo Grunho, já iniciou as tratativas para o orçamento da Defensoria Pública de 2022. As primeiras discussões ocorreram na tarde da última quinta-feira, 6, na reunião do Conselho de Gestão Fiscal, no Palácio do Setentrião.

O DPG lembra que o orçamento da Defensoria Pública é o menor, quando comparado com instituições estaduais equivalentes, entretanto, é responsável por grande parte dos processos do judiciário.

“Já conseguimos fazer muito com pouco dinheiro. Temos investido em inovação tecnológica e mesmo na pandemia, garantimos à sociedade amapaense o acesso à justiça. Só nas varas de família, por exemplo, temos mais de 50% dos processos em andamento”, destacou Grunho.

A luta agora é para que, com um orçamento maior, e já programando o retorno das atividades presenciais, a DPE-AP possa ampliar os atendimentos com a melhoria da estrutura física, criação de mais núcleos e nomeação de mais defensores públicos.

O defensor público José Rodrigues acompanhou o DPG na reunião. Também estavam presentes o governador do Estado, Waldez Góes; o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Rommel Araújo; a procuradora-geral de Justiça, Ivana Cei; a deputada estadual e presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Amapá, Telma Gurgel; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Michel Houat Harb, e gestores de governo.