DPE-AP realiza 1º Seminário Defensoria Pública e Povos Indígenas: Garantia de Direitos e Inclusão

Evento busca a troca de conhecimentos para fortalecer a proteção e garantir os direitos dos povos nativos na região do Amapá.

Por Caroline Mesquita
14 Nov de 2024, 1 mês atrás
DPE-AP realiza 1º Seminário Defensoria Pública e Povos Indígenas: Garantia de Direitos e Inclusão

 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) realizará, no dia 28 de novembro, o 1º Seminário Defensoria Pública e Povos Indígenas: Garantia de Direitos e Inclusão. O evento acontecerá na sede administrativa da Defensoria e visa reunir profissionais do sistema de justiça, especialistas em direito, representantes dos povos indígenas, acadêmicos e outras pessoas interessadas em Direitos Indígenas.

O encontro tem o objetivo de criar um espaço de diálogo e troca de conhecimentos para fortalecer a proteção e garantir os direitos dos povos nativos na região do Amapá.  Com carga horária de 10 horas, o seminário é aberto a todos os interessados na pauta dos Direitos Indígenas. Para participar, é necessário realizar o cadastro e fazer a inscrição pela plataforma da Escola Superior da Defensoria Pública do Amapá, disponível no link https://atendimento.ap.def.br/html/geral/public/index.php/home

O evento contará com palestras de especialistas na área dos Direitos Indígenas.

Confira a programação:

18h30 - Igor Barros Santos: Procurador Federal, com atuação na FUNAI e doutor em Direito Constitucional pelo IDP. Tema:Direitos e garantias constitucionais dos Povos Indígenas.

19h15 - Carina de Almeida: Doutora em História pela UFSC, professora da UNIFAP, especialista em história indígena e indigenismo no Brasil. Tema: A luta pelos Direitos Indígenas na Amazônia: Perspectivas e Desafios.

20h - Kutanan Waiana: Coordenador Executivo da APOIANP. Membro do Conselho Deliberativo e Fiscal da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (CONDEF/COIAB). Tema: A Defesa dos Territórios Indígenas no Amapá

20h45 - Elissandra Barros: Professora da UNIFAP, com foco na documentação de línguas indígenas e líder do Núcleo Kusuvi de Estudos Palikur-Arukwayene. Tema: Direitos Indígenas e a defesa do patrimônio material e imaterial.