DPE-AP realiza primeiro mutirão com a Carreta dentro do Iapen

115 detentos do regime semiaberto foram atendidos na manhã de sábado, 3.

Por Ingra Tadaiesky
03 Fev de 2024, 3 meses atrás
DPE-AP realiza primeiro mutirão com a Carreta dentro do Iapen


Independentemente das escolhas feitas na vida, todos têm o direito ao acesso à justiça. Com esse propósito, a Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) levou seu instrumento móvel de transformação social para um mutirão de atendimentos dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) na manhã deste sábado, 3. Na ocasião, 115 presos do regime semiaberto foram atendidos.

O regime semiaberto proporciona aos apenados uma liberdade condicionada. Vários presos trabalham durante o dia, retornando à penitenciária à noite e nos finais de semana. Por essa razão, a Carreta estacionou no pátio do Iapen em um sábado, possibilitando que esse público tenha acesso à análise de seus processos, verifique sua remição e solicite serviços médicos e odontológicos.

Segundo a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Execução Penal, Elane Dantas, levar esse atendimento para dentro da penitenciária com a Carreta é muito importante, pois proporciona uma análise processual mais confortável e acolhedora.

“Essa é a primeira vez que fazemos um mutirão com nossos assistidos do semiaberto, porque sempre que vínhamos para o Iapen realizávamos em dias de semana e era justamente o horário de trabalho deles. Analisamos e hoje viemos com a Carreta em um sábado para atendê-los da melhor forma e em um dia que estejam aqui”, disse a defensora.

A iniciativa da Defensoria Pública do Amapá representa um passo significativo na promoção da justiça e no acesso a serviços essenciais para os assistidos do regime semiaberto. A realização desse primeiro mutirão com a Carreta dentro do Iapen reforça o compromisso com a transformação social e destaca a importância de adaptar os horários de atendimento para melhor atender às necessidades dos assistidos.